Índice
Quais são as vantagens de fazer residência médica? Este post vai te ajudar a saber mais sobre este tema e sobre o cenário da medicina
Estudantes de medicina e recém-formados costumam ter muitas dúvidas sobre o futuro profissional. Devo começar a trabalhar dando plantão para juntar dinheiro? É melhor fazer uma residência médica? Sigo como generalista e faço uma pós? Essas são algumas das possibilidades.
Vale dizer que não existe um caminho certo ou errado, é uma decisão muito individual. Mas, se é daqueles que não dispensa uma boa dica, a principal orientação quando o assunto é decisão de carreira é ANÁLISE O CENÁRIO DA PROFISSÃO e, claro, PENSE NO LONGO PRAZO.
O que significa analisar o cenário da profissão?
Com relação ao quesito cenário profissional, é preciso se manter informado(a) sobre o número de profissionais ativos no país, onde esses profissionais mais atual e até quais são as especialidades com mais profissionais disponíveis no mercado.
De acordo com a Demografia Médica no Brasil 2023, o Brasil tem mais de 545 mil médicos ativos e a expectativa é o número continue crescendo. Para se ter uma ideia, a projeção é que em 2035 o número de médicos em atividade supere um milhão.
Mesmo com crescente no número de profissionais ativos, os mesmos estão distribuídos de forma desigual. A maioria nas regiões Sul e Sudeste, com preferência pelas capitais.
Leia também o nosso artigo: Quantos médicos existem no Brasil e qual o cenário atual da profissão?
Como decidir minha carreira médica pensando no longo prazo?
Com o número cada vez maior de médicos disponíveis, é importante se questionar sobre como serão os empregos no futuro e, principalmente, o como você se ver nesse momento.
Aposto que sonha em algum momento da carreira ter uma rotina de trabalho tranquila e que a remuneração te ajude a suprir todas as suas necessidades individuais. Então, quando você pensar em carreira é importante que olhe para o longo prazo, para o que de fato você almeja.
Após identificar o que de fato almeja, comece a traçar quais passos podem te ajudar a conquistar diferenciais profissionais e ficar mais próximo(a) desse objetivo.
Uma opção muito desejada para começar a ter diferenciais profissionais é fazer uma residência médica. O médico pode optar por fazer uma especialização padrão ouro e centrada na prática em instituições de saúde, como hospitais-escola.
Para fazer essa especialização, é preciso ter definido a especialidade desejada (atualmente, existem 55 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina) e realizar um processo seletivo. Após a aprovação, o médico inicia sua formação como especialista naquela área.
Leia também o nosso artigo: tudo que você precisa saber sobre a residência médica
Quais são as vantagens de fazer residência médica?
Durante e após a conclusão da especialização, o médico vai vivenciar uma série de vantagens. Para você análise se vale a pena fazer residência médica reunimos dez vantagens. Confira:
- A residência é regulamentada no Brasil desde 1977. É a principal forma de atestar especialidade em uma área e se destacar. Fazer residência é tipo ganhar uma medalha de ouro nas Olímpiadas da medicina.
- Garantia de aperfeiçoamento do padrão profissional e científico.
- O recém-formado de medicina, diferente de outras profissões, não precisa pagar por essa especialização e ainda recebe uma bolsa remuneração.
- Garantia de um maior salário e menor carga horária de trabalho. De acordo com uma pesquisa do MedScape, médicos especialistas ganham em média 24% a mais que médicos generalistas.
- Todo processo de aprendizado do programa é guiado por embasamento científico.
- Menores chances de erros no atendimento. Os residentes estão sempre sendo assistidos por profissionais super competentes.
- A maioria dos concursos públicos para médicos exigem a titulação de especialista.
- O médico residente tem direito à 30 dias de férias. Ele também é filiado ao Regime Geral de Previdência Social, como contribuinte individual.
- A residência é uma oportunidade de aumentar sua rede de contatos. Caso a residência seja em outro estado, o networking adquirido será ainda maior.
- Fazer residência abre uma série de oportunidades de desenvolvimento de pesquisa e de doutorado.
Sugestão de leitura complementar
- Quantos médicos existem no Brasil e qual o cenário atual da profissão?
- Carreira, novidades do CFM e mais: o que esperar da medicina em 2023?
- Plantões médicos: como funcionam e quanto custa?
Veja também: