Índice
Achou que nunca ia realizar um procedimento cirúrgico na vida? Você está muito enganado!

O generalista é o médico com a especialização em Clínica Geral ou Saúde da Família ou até mesmo sem especialização que atende todos os tipos de doenças de todas as especialidades de pessoas de qualquer idade. E sim, felizmente ou infelizmente, o médico generalista não está isento da realização de procedimentos cirúrgicos básicos em Âmbito emergencial. Por isso, é preciso estar apto e sempre preparado para este momento. E é aqui que iremos revisar e te passar toda a técnica necessária para estar sempre preparado seja para uma prova prática da faculdade ou para sem plantão no internato/trabalho.

Dentre as principais habilidades cirúrgicas que TODO médico deve saber, iremos destacar cinco:
Drenagem Torácica
Consiste na inserção de um tubo na cavidade pleural, para drenagem do ar, sangue, bile, pus e outros fluídos.
IOT
É uma das formas de via aérea definitiva que tem dentre tantas indicações: a impossibilidade de manter a via aérea pérvia de outra forma, com comprometimento iminente ou potencial.
Cricostomia por Punção
Por definição, a Cricostomia é o procedimento que envolve inserção de um cateter agulhado pela membrana cricotireoidea em situações emergenciais, podendo ser mantido por até 30-45min.
Acesso Venoso Central/Profundo
Por definição consiste no acesso a um grande vaso venoso através da inserção de um cateter. Tem como indicações a administração de drogas, monitorização hemodinâmica e a implantação de dispositivos venosos.
Cateterismo Vesical
Por definição, as sondas vesicais são utilizadas tanto para a drenagem urinária quanto para a coleta de urina para monitorização do débito urinário.
E aí! Gostou? Isso é só um pouco do que reservamos para você. Fique por dentro destes procedimentos imprescindíveis e baixe inteiramente grátis o nosso miniguia de Habilidade Emergenciais Cirúrgicas que TODO Médico Deve Saber.