Dermatologia

As melhores residências em Dermatologia

As melhores residências em Dermatologia

Compartilhar

Sanar Residência Médica

8 min há 342 dias

Pode-se dizer que as melhores residências em Dermatologia estão distribuídas nas cinco regiões do Brasil. Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste possuem instituições de ensino credenciadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Esses centros de formação preparam os médicos residentes para cuidar do maior órgão humano, a pele. A Dermatologia se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, aos pelos, mucosas, cabelo e unhas.

O profissional também orienta quanto aos cuidados gerais que devem ser adotados pelo paciente, ou ainda na solução de problemas estéticos e manutenção da beleza da pele. 

Nesse sentido, o dermatologista atua nos seguintes campos de atuação:

  • Dermatologia Clínica e Preventiva;
  • Onicologia, que se ocupa do diagnóstico e do tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a unidade ungueal; 
  • Dermatologia Cosmiátrica, que estuda e trata da beleza de forma ampla, realizando procedimentos e tratamentos que tenha como finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos; 
  • Dermatologia Cirúrgica; 
  • Dermatologia Oncológica.

No geral, a rotina do especialista em Dermatologia é basicamente em atendimento ambulatorial. Isso permite que o profissional faça seu próprio horário de atendimento, ou preste serviços a domicílio ou em hospitais.

Outra informação importante sobre a Dermatologia é a faixa salarial, que varia entre R$ 4.500,00 e R$ 18.500,00, segundo levantamento do Site Nacional de Empregos (Sine). O determinante é o tempo de experiência e o local de atuação. 

As melhores residências em Dermatologia do país

Os cursos de Residência em Dermatologia são credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a partir de alguns critérios definidos pela entidade. Por exemplo:

  • Vínculo formal com Hospital Geral e/ou de Ensino; 
  • Funcionar com o número de horas mínimas semanais exigidas pela Comissão Nacional de Residência Médica; 
  • Acesso às vagas para Residência por meio de processo seletivo público; 
  • Coordenador do curso e preceptores devem ter título de especialista pela SBD;
  • Ambulatório deve funcionar todos os dias úteis, em pelo menos 20 horas semanais, e atender pelo menos 40 consultas por semana, por residente, com supervisão docente;
  • Enfermarias devem ter disponibilidade de leitos para internações de pacientes dermatológicos com supervisão docente, e no mínimo uma visita semanal geral com supervisão; 
  • Residentes devem adquirir competências com treinamento em Clínica Médica, em atividades em ambulatórios, enfermarias, setores de Urgência/Emergência.

A Residência Médica em Dermatologia é de acesso direto, ou seja, não exige nenhuma outra residência prévia. São três anos de treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais. No primeiro ano, o foco é a formação básica em Clínica Médica. 

A expectativa é que durante as quase 9 mil horas de estudo os médicos residentes atendam pacientes e aprendam sobre todo o tipo de doença de pele.

É nesse período de formação também que os médicos devem ter contato com tratamentos clínicos, cosmiátricos, laser, oncológicos e cirúrgicos que envolvam a pele.

Entre as instituições que oferecem as melhores residências em Dermatologia, separamos as seguintes. 

Fundação Alfredo da Matta – FUAM

A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM) é um órgão da administração indireta do Poder Executivo do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

A unidade é um centro de referência estadual, nacional e internacional nas áreas de hanseníase, dermatologia tropical e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 

Contato 

  • Telefone: (92) 3632-5800
  • E-mail: fuam@fuam.am.gov.br

Hospital Universitário Prof. Edgard Santos – Hupes

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo Hupes) é uma unidade hospitalar e ambulatorial vinculada à Universidade Federal da Bahia (Ufba) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De grande porte e referência em média e alta complexidades, atende diversas especialidades. Na Dermatologia em específico, presta serviços de assistência a pacientes com doenças dermatológicas de média e alta complexidades, como psoríase grave, doenças bolhosas, tumores cutâneos e estomatologia. Também realiza exames e cirurgias.

Contato

  • Telefone: (71) 3282-8360
  • E-mail da coordenadora: jdumet@gmail.com

Hospital Universitário de Brasília – HUB

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) é uma instituição pública federal que atende a população gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

A unidade é vinculada à Universidade Federal de Brasília (UnB) e gerida pela Ebserh desde 2013. Sua estrutura inclui ambulatório, Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), Clínica Odontológica, Unidade Materno-Infantil, Pediatria e Pronto-Socorro.

Contato

  • Telefone: (61) 3448-5415
  • E-mail: dermatologiahub@gmail.com

Hospital Sírio Libanês

O programa de Residência em Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês é focado na preparação do médico no exercício da especialidade nos ambientes ambulatorial e hospitalar.

O programa enfatiza a postura ética e humana na relação com o paciente. Dividido em três anos, em cada etapa o médico residente desenvolve habilidades específicas: no 1º ano, técnica de anamnese, exame físico, raciocínio clínico; no 2º ano, atendimento ambulatorial e internamento referentes a doenças dermatológicas, pequenos procedimentos, como quimiocirurgia, eletrocoagulação de lesões e biópsia de pele; no 3º ano, atendimento a subespecialidades da Dermatologia, internamento, dermatoscopia, cirurgias de maior complexidade. 

Contato

  • Telefone: (11) 3394-5014 ou (11) 3394-0200
  • E-mail: residencias@hsl.org.br

Universidade Federal de Santa Catarina

O programa de Residência Médica em Dermatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é desenvolvido no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC).

A unidade é referência no estado e único hospital federal de Santa Catarina, com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2016 o HU/UFSC é gerido pela Ebserh, e sua atuação é nos três níveis de assistência – básico, secundário e terciário -, em patologias complexas, clínicas e cirúrgicas. 

Contato

  • Telefone: (48) 3721-9133
  • E-mail do coordenador: danieldermato@gmail.com

Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) foi criada em 1912 e é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Com 10 mil associados, a SBD representa a segunda maior sociedade da área em todo o mundo, atrás apenas da Academia Americana de Dermatologia (AAD). 

A SBD está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal através de suas regionais, e credencia 89 centros de residência e especialização lato sensu. A atuação da entidade está pautada em:

  • Orientação e seleção de aspectos médicos-sociais da dermatologia, para a delimitação de área de atividade do médico dermatologista;
  • Promoção de ensino e pesquisa nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica, cosmiátrica e hansenologia;
  • Canal de referência para propor às entidades competentes medidas de preservação, disciplina e fiscalização do exercício da dermatologia;
  • Credenciamento de serviços e Hospitais Universitários que cumpram um programa rigoroso e qualificado de treinamento e especialização em dermatologia.

Contato

  • Telefone: (21) 2253-6747
  • E-mail: sbd@sbd.org.br

Conclusão sobre as residências em Dermatologia

A escolha da Residência Médica é uma das decisões mais importantes da carreira do médico, logo, é preciso estar munido de informações suficientes para embasá-la.

No caso de quem tem interesse em fazer residências em dermatologia , são muitas as opções de instituições credenciadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A área é importante para o cuidado à saúde da população, os médicos dermatologistas são demandados no mercado, e, principalmente, há sempre oportunidades em áreas mais distantes das metrópoles.

Antes de decidir pela instituição onde desenvolver suas habilidades médicas em Dermatologia, importante considerar fatores como aqueles estabelecidos pela SDB e mencionados nesse texto.

Pondere também sobre o que coloca as instituições listadas entre as melhores Residências em Dermatologia no Brasil. 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Confira o vídeo:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.