Ciclos da Medicina

Quais são as disciplinas mais difíceis do ciclo básico?

Quais são as disciplinas mais difíceis do ciclo básico?

Compartilhar
Imagem de perfil de SanarFlix

Saiba mais sobre as três disciplinas mais difíceis do ciclo básico! A Sanar reuniu essas informações para você, é só continuar lendo esse post para saber tudo.

Quem pensa que o mais complicado da Faculdade de Medicina é passar no vestibular está enganado. O curso é extenso e com muitas matérias complexas para estudar.

Normalmente, o curso de medicina tem 6 anos de duração e é dividido em 3 ciclos:

  • Ciclo básico
  • Ciclo clínico
  • Internato

Obviamente, cada faculdade organiza sua grade curricular de uma maneira, mas algumas disciplinas são comuns a todos os cursos, bem como apresentam similaridade com demais cursos de saúde.

Ciclo básico

Para quem está iniciando o curso, é importante já ter em mente o que vai enfrentar. Pensando em te ajudar nesta missão, o SanarFlix fez uma lista com as três matérias mais difíceis do ciclo básico. São elas:

Anatomia

A anatomia é, provavelmente, a matéria mais importante e com maior carga horária do Ciclo Básico, sendo dividida em teoria e prática. 

Com uma boa noção anatômica, você terá facilidade em matérias cirúrgicas e em várias áreas clínicas, como ortopedia, ginecologia, cardiologia, dentre outras. Ou seja, é muito importante que você termine as suas matérias de anatomia tendo uma boa noção da base dos assuntos. 

Os assuntos mais complicados são:

  • Anatomia do crânio; 
  • Inserção e origem dos músculos.

Portanto, é uma matéria extensa e com muitos detalhes. Por esse motivo, é necessário saber estudar essa matéria.

Para te ajudar nesse processo de estudo, a Sanar tem um super material: 

Bioquímica

Essa disciplina busca estudar as reações químicas e biológicas. Então, é considerada uma das matérias mais difíceis pelos estudantes de medicina.

A bioquímica é um alicerce na educação médica, não só necessária para compreender várias disciplinas que sustentam a medicina, mas também um conhecimento necessário em toda a prática clínica.

Pensando em te ajudar, o curso de bioquímica do Sanarflix aborda desde os mais básicos aos mais complexos conceitos da bioquímica, dando ao aluno uma excelente base para toda a faculdade de medicina.

Farmacologia

É uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina. Além de ser muito importante para a prática médica, se faz necessária para entender os princípios de medicamentos.

A farmacologia é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas. Portanto, se uma substância tem propriedade medicinal, ela é farmacêutica. 

Dentre os temas mais difíceis estão: 

  • Antibióticos;
  • Farmacodinâmica. 

Dessa forma, o estudo desta área é indispensável para os médicos que lidam com a prescrição médica e saibam qual o melhor medicamento para os seus pacientes. 

Conheça o Sanarflix e tenha acesso a aulas, resumos e mapas mentais de todas as matérias da Faculdade de medicina!

Sugestão de leitura complementar: