Ciclo Básico

Como estudar anatomia?

Como estudar anatomia?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Aprenda como estudar anatomia de forma prática, leve e assertiva com o conteúdo da Sanar. Veja nossas dicas!

A anatomia é uma disciplina essencial do ciclo básico e da própria graduação em medicina. O primeiro contato é sempre marcado pela expectativa e pelo receio de não saber como estudar anatomia.

Devido a sua importância para o currículo acadêmico é fundamental descobrir como estudar de forma eficiente. O que isso significa? Você precisa conseguir absorver e reter o máximo de conteúdo para ter uma base sólida para próximas etapas da faculdade.

O objetivo deste artigo é orientar seus estudos nesta disciplinar, te ajudar a encontrar o melhor caminho para mandar bem no semestre. Aproveite a leitura!

Importância de estudar anatomia para formação médica

Aprender anatomia é crucial para formação médica por proporcionar conhecimento aprofundado sobre a estrutura do corpo humano, sendo fundamental para compreender a organização e a relação entre os diferentes órgãos e sistemas.

Além disso, essa disciplina serve como base para outras disciplinas, como fisiologia, patologia e cirurgia. Isso porque o conhecimento anatômico possibilita compreender os processos fisiológicos normais e as alterações patológicas.

O conhecimento de anatomia também ajuda no diagnóstico de doenças, pois contribui para interpretação de exames e realizar procedimentos clínicos.

Como estudar anatomia de forma eficiente?

Uma ótima forma de estudar anatomia de maneira eficiente é usar o mesmo “ataque” utilizado para aprender inglês, espanhol ou francês. Os pontos-chave são:

  1. Começar pelo básico;
  2. Aumentar sua exposição ao vocabulário e
  3. Praticar.

Vamos conhecer cada uma dessas etapas?

Começar pelo básico

Assim como nos cursos de línguas começamos a aprender os números e o alfabeto, para estudar anatomia precisamos começar pelo “beabá”. Isso significa aprender os termos básicos, como: medial, lateral, axial, coronal, e muitos outros.

Também busque aprender alguns conceitos iniciais importantes. Exemplo posição anatômica e diferença entre planos e eixos anatômicos.

Para isso, vale assistir videoaulas e adquirir um livro bem ilustrativo com imagens e esquemas bem didáticos.

Quer saber onde encontrar videoaulas bem didáticas? Vale a pena conhecer o SanarFlix. A plataforma de estudo médico mais completa da América Latina.

Aumentar sua exposição ao vocabulário

Para assimilar novos conceitos, é crucial repetir a exposição a eles. Evite estudar de véspera, optando por uma abordagem gradual para evitar sobrecarregar os neurônios.

Utilize o método de repetição espaçada. Esse método é baseado na revisão do que foi estudado em espaços de tempo progressivamente maiores, para aumentar a retenção do conteúdo.

Outra estratégia é tornar o estudo de anatomia mais acessível, utilizando materiais simplificados, como resumos e mapas mentais. Isso facilita a leitura repetida e a compreensão.

Se preferir materiais prontos de alta qualidade, a Sanar oferece a coleção Super Material – Anatomia, uma solução completa para seus estudos.

Pratique sempre que puder

Para conseguir reter todos os aprendizados, é interessante que você consiga atrelar a linguagem anatômica e as especificidades dos termos as suas vivências práticas.

Para isso, uma opção é participar de algum grupo de estudo de anatomia – talvez uma liga ou uma monitoria.

Vale ainda usar jogos com conteúdos voltados para anatomia. Essa é a maneira mais simples e mais divertida, que pode ser aplicada individualmente ou em grupo. Os jogos podem ser encontrados em sites da internet ou ainda serem produzidos por você.

O que preciso saber para escolher a minha técnica de estudo?

Não existe receita de bolo para estudar. Isso significa que cada bem pessoa vai ter uma melhor forma de estudar para qualquer que seja o assunto. Com o passar do tempo na faculdade de medicina, você vai encontrando a sua forma.

Você pode testar todas as orientações que demos anteriormente e funcionar fazendo todas as etapas ou apenas parte da orientação. O importante é ir testando até encontrar a que melhor faz sentido para você.

Anatomia e estruturas tem tudo a ver

Anatomia é altamente visual. Ler descrições em livros é importante, mas não substitui a visualização.

Para um estudo eficaz, é essencial ter acesso a um Atlas Anatômico. A leitura sozinha não proporciona compreensão completa; visualizar estruturas é fundamental, principalmente para o sistema musculoesquelético, vascularização e relações anatômicas. Essa prática beneficia o estudo de todas as áreas da Anatomia.

File:Esk birika.png - Wikimedia Commons

Guia do que será estudado em anatomia

  • Introdução (definição de anatomia e suas divisões – anatomia macroscópica e microscópica);
  • Planos anatômicos e posições anatômicas;
  • Sistemas do corpo humano;
  • Terminologia anatômica (termos de localização e de movimento);
  • Ossos do corpo humano (esqueleto axial e apendicular);
  • Articulação (tipos de articulações);
  • Músculos (tipos de músculos e funções e movimentos musculares);
  • Sistema nervoso (divisões e órgãos principais);
  • Vasos sanguíneos (tipos e circulação sanguínea); e
  • Anatomia regional (divisões do corpo).

Como escolher o material para estudar anatomia?

Anatomia demanda acesso a um livro, seja um Atlas ou material teórico de apoio. Comprar é uma opção comum para facilitar o acesso. Antes de decidir, explore tipos de livros de anatomia na biblioteca ou empreste de um amigo para encontrar o ideal.

Uma dica valiosa: tenha múltiplas fontes confiáveis. Investir em um Atlas pode ser benéfico, permitindo economizar em livros teóricos. É importante que você tenha todas as imagens das estruturas na palma da mão, enquanto um livro teórico tem muitas informações que você não precisa reter no início da faculdade.

A tecnologia pode ser uma aliada

Os celulares e computadores evoluíram de tal forma que é possível ter acesso a estruturas anatômicas em 3D detalhadas. Em muitos programas, é possível fazer cortes ou retirar estruturas para melhor visualizar outras.

Dois aplicativos que recomendamos são o Human Anatomy Atlas, para computador, e o Anatomia Atlas 3D, para mobile. O detalhamento das peças anatômicas é muito bem feito e esses aplicativos podem ser decisivos na hora de estudar.

Se você estiver com dificuldades de entender as posições dos órgãos, experimente uma ferramenta digital.

Sugestão de leitura complementar

Esses artigos também podem ser do seu interesse: