Pediatria

Bronquiolite: definição, epidemiologia, etiologia e mais!

Bronquiolite: definição, epidemiologia, etiologia e mais!

Compartilhar
Imagem de perfil de SanarFlix

Confira um resumo completo sobre Bronquiolite – o que é, sua epidemiologia, etiologia e muito mais.

Boa leitura!

Definição de Bronquiolite

Doença infecciosa que resulta na obstrução inflamatória de pequenas vias aéreas inferiores, mais especificamente, nos bronquíolos. Ocasiona quadro de intensidade variável, com sintomatologia da própria obstrução das vias aéreas.

As condições anatômicas das vias aéreas dos lactentes os tornam mais vulneráveis para processos de obstrução bronquiolar.

As diferenças são um diâmetro menor que leva a um aumento de resistência ao fluxo do ar, o que já dificulta a passagem do ar e piora a situação no caso de uma inflamação da mucosa; associado a uma alta complacência da parede torácica; além de um grande número de linfócitos, neutrófilos, mastócitos e eosinófilos, tornando a resposta aos mediadores inflamatórios mais agressiva. 

Epidemiologia da Bronquiolite

A bronquiolite acomete mais frequentemente crianças menores de dois anos de idade, principalmente durante o outono e inverno. As apresentações mais graves predominam nos primeiros três meses de vida.

Nesta faixa etária é a infecção do trato respiratório inferior mais frequente e a principal causa de hospitalização.

Etiologia

A grande maioria dos estudos relaciona o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) como principal agente etiológico, mas também já foram identificados o Parainfluenzae, Influenzae tipo A e B, Adenovírus, Rinovírus e Enterovírus.

Os VSR são responsáveis por 60-80% dos casos e, nos últimos anos, foram identificados dois tipos de VSR (tipos A e B), mas ainda não se sabe a importância clínica deste achado até o momento. Ocasionalmente, o Mycoplasma pneumoniae e a Chlamydia também podem estar relacionados à bronquiolite.

SE LIGA! Bactéria não causa bronquiolite. Porém, algumas vezes podem ser identificadas infecções concomitantes, como coqueluche. 

Tabela: Principais vírus relacionados com bronquiolite.

Imagem de uma tabela com os principais vírus relacionados com bronquiolite.

Embora as características clínicas da bronquiolite causada por diferentes vírus sejam iguais, observa-se algumas ressalvas quanto a gravidade. Há relatos de que a bronquiolite associada a rinovírus pode resultar em menor tempo de hospitalização do que ao VSH. Além disso, existem relatos de coinfecção viral, representando cerca de 6-30% dos casos.

A transmissão do VSR ocorre pelo contato direto com as secreções nasais de indivíduos contaminados, muito mais frequentemente do que por disseminação aérea. A inoculação do VSR ocorre através da superfície da mucosa nasal e suspeita-se que a disseminação para as vias aéreas inferiores ocorra por aspiração das secreções da nasofaringe; o período de incubação varia de 3-5 dias.

Patogênese da Bronquiolite

As principais alterações fisiopatológicas da bronquiolite estão relacionadas com alterações inflamatórias dos bronquíolos.

O vírus desencadeia uma sequência de reações inflamatórias locais relacionadas com a resposta imunológica, caracterizando-se por uma obstrução inflamatória dos bronquíolos, afetando significativamente a passagem de ar.

Além disso, ocorre uma alteração na ventilação/perfusão, com consequente hipoxemia, retenção de CO2 e acidose respiratória.

Posts relacionados