Ciclos da Medicina

Como deixar a faculdade de medicina mais fácil em cinco passos?

Como deixar a faculdade de medicina mais fácil em cinco passos?

Compartilhar
Imagem de perfil de SanarFlix

Tem como a faculdade de medicina ser mais fácil? Se você acabou de passar no vestibular ou iniciou o curso de medicina por agora, com certeza já se fez essa pergunta. 

A faculdade de medicina precisa ser sempre tão exaustiva? 

Já é quase um consenso universal que a rotina da faculdade de medicina é reconhecida por exigir dedicação intensa. É um curso que promove desgaste emocional e psicológico e traz uma série de expectativas para os estudantes. 

Diante de tudo isso, e até com base na literatura, é comum que estudantes de medicina desenvolvem algum transtorno psicológico. E sabe o que é pior? Apenas uma minoria busca ajuda profissional, afinal eles são “treinados” a aceitar que a rotina de estudos é sempre exaustiva e cheia de demandas. 

Dicas para tornar a faculdade de medicina mais fácil 

Nesse cenário, é importante buscar meios de manter a saúde mental preservada nesse árduo contexto acadêmico. Para te ajudar com isso, o SanarFlix convidou o estudante de medicina, Lucas Fernandes, para dar dicas valiosas de como tornar o período da graduação mais fácil. Confira: 

1- Estabeleça e preserve um momento só seu 

Sabe aquela atividade física que gosta de praticar, os seus filmes, séries e livros  favoritos? Eles precisam continuar fazendo parte da sua rotina. Não vai adiantar você ficar 24 horas com a cara nos livros, apostilas e aulas. Você precisa ter um momento para você em  seus dias. 

2- Tenha pausas durante seus momentos de estudo 

Você precisa ver uma videoaula de uma hora para estudar para faculdade? Parcele o tempo dessa aula e tenha intervalos durante esse período. Esse intervalo é legal que seja de pelo menos 15 minutos. Você pode aproveitar o momento do intervalo para brincar com seu pet, fazer um lanchinho, ouvir uma música. É importante que você consiga ter esses momentos para organizar as ideias e não acabar caindo no tédio e na fase de assistir a videoaula apenas por ver. 

Quer aprender como estudar por videoaula sem ficar entediado? Clique aqui para acessar o nosso super conteúdo de dicas. 

3- Use e abuse dos variados materiais de estudo

Você não deve se prender única e exclusivamente aos livros, apostilas e videoaulas. É importante que consiga transformar seus momentos de estudo em momentos interativos. Os fluxogramas e mapas mentais podem super te ajudar nesse processo de tornar o estudo mais leve e até facilitar a absorção dos assuntos. 

4- Você precisa ter momentos de lazer 

É importante ter um momento no final de semana para sair e se desligar da rotina. Pode ser ir em uma praia, cinema, encontrinho com os amigos, etc. 

5- Valorize suas amizades 

A faculdade de medicina é realmente puxada, mas não se tranque apenas nesse mundo. Sei que é comum passar muitas horas do dia em contato com os colegas de curso, mas não perca de vista seus amigos externos à medicina. É até a melhor forma de você sair um pouco do cenário da medicina.

Confira nosso vídeo: 

Sugestão de leitura complementar

Sente falta de um suporte para faculdade? O SanarFlix é o melhor serviço para você. Experimente agora por 7 dias grátis.

Compartilhe com seus amigos: