Índice
Muito se fala sobre o internato medicina, mas você sabe como ele funciona? Basicamente, essa é a etapa em que o estudante de medicina irá ter o contato real com a prática médica. Continue lendo este post para saber mais!
O que é o internato medicina?
O internato é a etapa do curso de medicina de estágio curricular obrigatório. É nesta fase da faculdade que o estudante recebe treinamento prático e cotidiano da profissão.
Esses treinamentos acontecem em unidades de saúde, entre elas: hospitais, ambulatórios e clínicas que são credenciadas à instituição do ensino que o estudante está matriculado.
Os futuros médicos estarão a todo momento sob supervisão direta dos docentes da própria instituição de ensino. Eles são autorizados a sugerir soluções para casos reais.
Objetivos do internato
O principal objetivo principal desta etapa da faculdade é que o estudante consiga ampliar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos anteriores do curso de graduação.
Há também objetivos específicos, como:
- Desenvolver a consciência das limitações, responsabilidades e deveres éticos do médico, perante o paciente, a instituição e a comunidade;
- Promover o aperfeiçoamento e/ou a aquisição de atitudes adequadas à assistência aos pacientes e à comunidade em geral;
- Possibilitar a prática da assistência integrada, pelo estímulo dos diversos profissionais da equipe de saúde;
- Desenvolver a ideia da necessidade de aperfeiçoamento profissional permanente.
Quanto tempo dura o internato de medicina?
Essa etapa acontece durante os dois últimos anos da faculdade de medicina. A carga horária mínima do internato de medicina é pelo menos 35% da carga horária total do curso. Assim, ele corresponde a uma duração média de 2 anos de estágio.
*Esse dado é tido com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.
Vale ressaltar que é proibido por lei que o interno passe mais de 40 horas semanais no estágio não remunerado. Apesar de que a fase do internato dura no máximo 12 horas por dia.
Como funciona o internato? Quais são os rodízios?
O internato acontece sob a forma de rodízios dentro das grandes áreas da medicina. Elas são:
- Clínica Médica;
- Cirurgia;
- Ginecologia-Obstetrícia;
- Pediatria;
- Saúde Coletiva;
- Saúde Mental.
Veja também o nosso post sobre livros de medicina para estudar no Internato!
Durante esse contato, o interno de medicina deve possuir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área. Estas atividades são eminentemente práticas e sua carga horária teórica não poderá ser superior a 20% do total por estágio.
Pelo menos 30% da carga horária total do internato deve ser desenvolvida na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS. Assim, devendo predominar a carga horária em atenção básica em relação à de urgência e emergência.
Em algumas instituições de ensino, são criados rodízios específicos para essas áreas, em outras, essa carga horária é incluída nos próprios rodízios nas grandes áreas.
Como é a carga horária semanal do Internato?
O limite de carga horária é de 40 horas semanais. Esse é o determinado na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que trata sobre o estágio.
A forma como essa carga horária se distribui ao longo da semana pode variar. Normalmente, ela envolve as atividades em ambulatórios, enfermaria, aulas teóricas e plantões. O tempo máximo que um interno pode passar num plantão são 12 horas.
Preparação para o internato
Pensando em como vai se organizar durante o Internato? Conheça o Manual do Internato à Residência. Nele você encontra uma solução all-in-one para os seus plantões como interno.
Em suma, o Manual é um compilado de notas, esquemas, informações e mapas mentais de conteúdos do Ciclo Básico e Ciclo Clínico aplicados na prática.