Ciclo Básico

Ciclo básico medicina: como funciona e qual a melhor forma de estudar?

Ciclo básico medicina: como funciona e qual a melhor forma de estudar?

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

O ciclo básico de medicina corresponde ao período inicial da faculdade e reúne disciplinas mais voltadas para as ciências básicas. Esse período pode durar de 1 ano e meio a 2 anos, dependendo do programa acadêmico adotado em cada instituição de ensino.

O foco dessas matérias é garantir a compreensão do funcionamento do corpo humano antes de ingressar em disciplinas mais voltadas para a prática clínica. Esse artigo vai reunir informações valiosas sobre esse período da faculdade e como mandar bem nas disciplinas. Aproveite a leitura!

Ciclo básico medicina: o que o estudante vai aprender?

Durante o período inicial da faculdade, os estudantes de medicina vão se deparar com disciplinas como anatomia, fisiologia, bioquímica, histologia, embriologia e outras ciências básicas.

Os conhecimentos adquiridos no ciclo básico são a base da formação médica, que vai sustentar e/ou facilitar o aprendizado de estágios posteriores do curso.

Durante o ciclo básico, é desejável que o estudante consiga adquirir um conhecimento sólido sobre as ciências básicas e desenvolver o raciocínio científico. A habilidade de buscar entender o porquê dos acontecimentos fará a diferença no âmbito universitário.

Qual a importância do ciclo básico?

O ciclo básico é importante por diversos motivos, entre eles:

  • Base de conhecimentos: fornece uma compreensão profunda da anatomia, fisiologia, bioquímica, histologia e embriologia. Esses dados são o alicerce para o conhecimento científico para a prática médica.
  • Compreensão do corpo humano: aprendizado sobre o funcionamento do corpo humano em nível molecular, celular, tecidual e sistêmico. Essas informações são ajudar futuramente no diagnóstico, tratamento e intervenções médicas.
  • Fundamentos para disciplinas clínicas: os conhecimentos deste período da faculdade vão ajudar nos anos clínicos da faculdade, onde será possível aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
  • Pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas: o estudante aprende a analisar informações e a identificar como elas se relacionam para resolução de problemas.

Além disso, o ciclo básico da medicina pode ser fundamental para desdobramentos da carreira. Isso porque pode acontecer do médico não desejar atuar com a prática clínica ou cirúrgica. Há médicos interessados em pesquisas tanto de ciências básicas puras como em pesquisas translacionais.

Nesses casos, é simplesmente indispensável que o profissional tenha um bom conhecimento não apenas das ciências, mas também acerca de técnicas laboratoriais e noções de bioestatística.

Tem como colocar os assuntos teóricos em prática?

Uma dica para isso é tenha a curiosidade de procurar uma situação clínica na qual possa usar o conteúdo básico. Por exemplo, ao estudar Bioquímica e as muitas vias metabólicas, você pode pesquisar doenças cujos mecanismos tenham relação com a função de determinada enzima.

Muitas vezes os professores só citam na aula, mas se você for pesquisar pode aprender muito e gravar com maior facilidade os temas básicos quanto sua utilidade.

Dica para potencializar os estudos no ciclo básico da medicina

Para mandar bem no início da faculdade de medicina, adotar as estratégias certas pode fazer toda a diferença. Confira algumas estratégias valiosas:

  • Crie um cronograma de estudos para conseguir estudar para todas as disciplinas de forma equilibrada;
  • Concentre-se em compreender os princípios e conceitos fundamentais. Para isso, busque fazer conexão entre os temas e evite decoreba;
  • Faça revisões periódicas para reforçar o que aprendeu na sala de aula;
  • Participe de grupos de estudo para discutir tópicos e esclarecer dúvidas;
  • Busque por recursos visuais e práticos (diagramas, mapas mentais, esquemas) que ajudem na compreensão e retenção do conhecimento.

Outra dica importantíssima é busque adquirir os materiais didáticos adequados. Ter bons livros vai te direcionar na aquisição de conhecimentos e preparação para provas. Quer saber onde adquirir livros de medicina baratos? Você precisa conhecer a plataforma de compras de livros da Sanar. Tem opções para todas as etapas da formação médica.

[QUERO CONFERIR OS LIVROS DA SANAR]

Durante o ciclo básico, vale investir na compra de um livro como:

Os livros da Sanar contam com uma metodologia que vai direto ao ponto. Tem capítulos bem estruturados seguindo um raciocínio único de execução, análise e detalhamento do assunto trabalhado.

Como favorecer o desenvolvimento do raciocínio clínico?

Matérias como anatomia, patologia e fisiologia essa busca por aplicabilidade é bem mais fácil, pois são as que mais temos contato após o término do ciclo básico.

Então, aproveite ao máximo essas matérias, ver as aplicações clínicas e ter uma formação boa e ao mesmo tempo mais agradável.

Tem áreas vão exigir mais em termos de abstração e esforço. Porém, não se deixe desanimar e tente sempre fazer esse exercício de enxergar a utilidade dos temas aprendidos. Assim, o processo fica mais leve.

Além disso, há inúmeros recursos digitais e audiovisuais que proporcionam uma experiência mais palpável para o estudante. Um exemplo são as animações de processos fisiológicos com o intuito de demonstrar eventos microscópicos de uma maneira lógica e didática.

Atividade extracurricular durante o ciclo básico medicina

Vale super a pena aproveitar este período da faculdade para fazer uma iniciação científica. Ter o foco na pesquisa para estudar um determinado tema é uma forma de vivenciar o conhecimento básico.

Além de se estudar mais a fundo o processo de produção de conhecimento, método científico, o aluno pode entender e aplicar muito do que é visto no ciclo básico. Isso vale tanto de técnicas de laboratório quanto dos conteúdos vistos.

Dica extra: potencialize seus estudados durante a graduação

Quer ter um parceiro durante toda sua jornada da graduação? Um lugar em que possa encontrar todos os materiais e orientações necessárias para estudar de forma leve? Você pode ter tudo isso com o SanarFlix.

A plataforma mais completa para auxiliar o estudante de medicina, tem videoaulas, resumos, casos clínicos, questões e muito mais esperando por você.

Sugestão de leitura complementar