Índice
- 1 Quais as principais tendências da medicina em 2023?
- 2 Há possibilidade de abertura de novas vagas nas faculdades de medicina em 2023?
- 3 O que esperar do programa mais médicos em 2023?
- 4 Quais as principais mudanças na remuneração médica?
- 5 Especialidades médicas em alta para 2023
- 6 Concorrência na residência médica em 2023
- 7 Pós-graduação médica e subespecialização
- 8 Marketing e medicina: como vai funcionar essa parceria em 2023?
- 9 Referência bibliográfica
- 10 Sugestão de leitura complementar
O que esperar da medicina em 2023? Se você está estudando, é recém-formado ou já está no mercado de trabalho, acompanhar as tendências da área é importante para sua carreira.
Ao se manter informado, você se destaca dos demais profissionais e fica por dentro de todas as novidades. Esse fator é importante, pois a última análise do cenário médico no Brasil, publicada no Informe Técnico nº 4/2021, mostra um aumento expressivo da população de médicos. Foi identificado que, de 2010 a 2020, o número de profissionais passou de 315.902 para 487.275 profissionais médicos.
Quais as principais tendências da medicina em 2023?
Buscando te manter informado sobre as novidades, a Sanar convidou o Dr. Caio Nunes, que é co-founder e professor da Sanar e ceo da Cetrus, e o Dr. Vinícius Destefani, que é coordenador médico da Sanar Residência Médica e especialista em carreira, para falar sobre as principais tendências médicas para 2023.
Os temas abordados durante a entrevista com os profissionais de medicina foram:
- Há possibilidade de abertura de novas vagas nas faculdades de medicina em 2023?
- Novo governo: programa mais médicos
- Mudanças na remuneração médica
- Especialidades médicas em alta para 2023
- Concorrência na residência médica
- Pós-graduação médica e subespecialização
- Marketing e medicina: como vai funcionar essa parceria em 2023?
Há possibilidade de abertura de novas vagas nas faculdades de medicina em 2023?
O Dr. Caio Nunes trouxe um panorama sobre as possíveis mudanças relacionadas ao número de vagas disponíveis para graduação em medicina no ano de 2023.
A tendência é que ocorra flexibilizações relacionadas à moratória das escolas médicas, para que assim sejam disponibilizadas mais vagas para graduação.
A portaria nº 328/2018, do Ministério da Educação, suspendeu por cinco anos os editais de chamamento público para autorização de novos cursos de graduação em Medicina.
Contudo, com um novo governo assumindo o poder, é provável que mais faculdades sejam abertas, principalmente no interior, para tentar suprir as escassez de médicos nessas regiões. Nesse contexto, um estudo já realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo mostra que não há garantias de qualidade na expansão do ensino médico, visto que não há docentes qualificados e vagas de Residência Médica para os novos formandos.
Além disso, os médicos que se formam em cidades no interior, tendem a migrar para a cidade devido às melhores condições de trabalho e plano de carreira.
Também há uma tendência de flexibilização de regras para médicos formados no exterior. O programa mais médicos, por exemplo, em seu formato anterior e que tem possibilidade de ser retomado, dava abertura para que médicos brasileiros formados no exterior possam exercer legalmente a medicina sem necessidade de aprovação no Revalida.
Já o Programa médicos pelo Brasil, que está em vigor desde 2019, poderá sofrer modificações ou alterações.
O que esperar do programa mais médicos em 2023?
O secretário da Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, confirmou na última quarta-feira (4) que o programa Mais Médicos irá retornar. Esse programa foi criado em julho de 2013, através de uma medida provisória assinada pela então presidente da República Dilma Rousseff (PT).
O objetivo do programa, era levar médicos para trabalhar em cidades pequenas, mais afastadas das capitais. Nessa época, os médicos contratados eram de outros países, principalmente de Cuba.
Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro encerrou o Mais Médicos e criou o Médicos pelo Brasil. Com isso, os profissionais estrangeiros só poderiam permanecer trabalhando no Brasil após uma revalidação de diploma.
Quem poderá participar do programa mais médicos?
De acordo com as informações já divulgadas, podem participar do programa os profissionais na seguinte ordem de prioridade:
- Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil;
- Médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no país em que atuam;
- Estrangeiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior.
Quais as principais diferenças entre o Médicos pelo Brasil e o Mais Médicos?
De acordo com o dados do Governo Federal, essas são as principais diferenças entre os dois programas:
Quais as principais mudanças na remuneração médica?
Para o Dr. Caio Nunes, há uma tendência de queda do valor do salário dos médicos generalistas, que ocorrerá devido à inflação. Nos interiores também há uma predisposição a queda de salários por conta da implantação de programas como o mais médicos.
O Research Center, um núcleo de pesquisa da Afya, fez um estudo inédito sobre o Panorama Financeiro do Médico no Brasil em 2021. Com isso, foram observadas as prioridades e as angústias da carreira médica. Através dessa pesquisa é possível observar quanto ganha o profissional da medicina por especialidade no Brasil, além de informações de volume de trabalho, percepção de atingimento do auge na profissão e prioridades e carências da jornada profissional do médico.
Nesse contexto, observa-se que o médico especialista tem uma estabilidade de salário em relação ao generalista.
Especialidades médicas em alta para 2023
Em 2023 algumas especialidades vão ter destaque. Dentre elas podemos citar:
Dermatologia: essa especialidade segue sendo uma das mais concorridas. Por ter uma rotina ambulatorial, o dermatologista tem a possibilidade de fazer seu próprio horário de atendimento.
Cirurgia geral: O campo de atuação para o Médico Cirurgião é amplo e abrange as áreas de Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Este profissional pode realizar atendimentos ambulatoriais, plantões nas emergências de pronto-socorros e cirurgias eletivas.
Psiquiatria: essa especialidade segue sendo umas das mais concorridas em 2023. Por ser uma especialidade de acesso direto e com defasagem de profissionais, a especialidade segue em alta.
Ginecologia e Obstetrícia: no cenário de 2023, essa especialidade clínico-cirúrgica ganha destaque. Há diversas opções do mercado de trabalho para o especialista em Ginecologia e Obstetrícia, sendo possível ter uma rotina organizada e com boas condições de trabalho.
Oftalmologia: o oftalmologista é um cargo que está com alta demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses. Este especialista encontrará possibilidade de trabalhos em clínicas particulares e também poderá fazer concursos públicos.
Concorrência na residência médica em 2023
Para o Dr. Vinícius Destefani, coordenador médico da Sanar Residência Médica e especialista em carreira, há um novo movimento por parte dos estudantes devido a adesão ao ENARE. Nos anos anteriores, os grandes centros como São Paulo, Minas Gerais tinham uma concorrência mais alta.
Contudo, observa-se um movimento por parte dos estudantes de escolherem ficarem cada vez mais próximos de suas famílias e rede de apoio. Como o ENARE possibilita ao estudante a escolha por residências mais próximas de casa, a tendência é que esse movimento continue ocorrendo.
Os estudantes que optam por estudar nas melhores residências médicas do país como USP, UNICAMP, UNIFESP, vão para essas localidades em busca de especialidades mais concorridas como:
- Cirurgia geral
- Neurologia
- Otorrinolaringologia
Pós-graduação médica e subespecialização
A pós-graduação se tornou uma alternativa para a especialização médica para além da residência médica. Isso ocorre cada vez mais devido a:
- Alta concorrência das provas de residência
- Falta de tempo para fazer uma residência
- Necessidade de trabalhar após se formar
Em 2023, a tendência é que a pós-graduação seja cada vez mais reconhecida e valorizada. Os médicos tendem a continuar buscando subespecializações e adquirindo nova habilidade.
Contudo, esse profissional tem cada vez mais buscado atalhos para diminuir o tempo de formação. Por exemplo, um médico poderá buscar um conhecimento especializado em obesidade sem necessariamente ter feito residência em endocrinologia.
Além disso, médicos que optam por residência médica, inclinam-se a não realizarem subespecialização, atuando apenas como especialistas na área de formação.
Aproveite e conheça nossos cursos de subespecialização da Faculdade Cetrus Sanar!
Todos os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu realizados pela Faculdade Cetrus Sanar possuem validade nacional de sua Certificação, conforme legislação educacional vigente. Através dos cursos de Pós-Graduação, a Cetrus Sanar contribui para descentralizar médicos com habilidades de grandes centros. A tendência é que esses médicos estudem e voltem para suas cidades mais especializados.
Marketing e medicina: como vai funcionar essa parceria em 2023?
Após a popularização da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias, os médicos viram nas redes sociais uma forma de atrair pacientes. Agora, não basta oferecer um bom atendimento, é preciso investir em marketing médico.
As consultas médicas estão cada vez mais atreladas a redes sociais. Isso ocorre desde o último ano, em que os pacientes buscam o médico nas redes sociais para assim decidirem marcar a consulta.
Além disso, os pacientes também buscam observar a experiência desses médicos através das redes. A tendência é que esse panorama de medicina e produção de conteúdo venha para ficar e continue aumentando.
Contudo, vale ressaltar que o médico deverá ter cuidado com o conteúdo disponibilizado nas redes. É necessário estar atento ao código de ética médica.