Endocrinologia

Glândulas Suprarrenais: o que são, função, anatomia e mais!

Glândulas Suprarrenais: o que são, função, anatomia e mais!

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

As Glândulas Suprarrenais desempenham papel na regulação da resposta adaptativa do organismo ao estresse, na manutenção do equilíbrio da água corporal, do sódio e do potássio, bem como no controle da pressão arterial.

Os principais hormônios produzidos pelas Glândulas Suprarrenais nos seres humanos pertencem a duas famílias diferentes, com base em sua estrutura:

  1. Hormônios esteroides: Glicocorticoides, mineralocorticoides e androgênios
  2. Catecolaminas: Noradrenalina e adrenalina

Glândulas Suprarrenais: anatomia e zonalidades funcionais

Localizam-se acima dos rins, são pequenas e são constituídas pelo córtex e medula, tendo, cada um deles, uma origem embrionária distinta.

Córtex externo: Deriva do tecido mesodérmico.

Medula interna: Origina-se de uma subpopulação de células da crista neural.

O suprimento sanguíneo para essas glândulas provem das artérias suprarrenais superior, média e inferior. Ramos dessas artérias formam uma rede capilar organizada, de modo a propiciar o fluxo de sangue do córtex externo para a área central, com um sistema de sinusoides. A drenagem venosa envolve uma única veia renal de cada lado: a veia direita drena na veia cava inferior, enquanto a veia esquerda drena na veia renal esquerda.

Hormônios do córtex suprarrenal

O córtex suprarrenal consiste em três zonas:

  1. Zona glomerulosa: contém um retículo endoplasmático liso em quantidade abundante e constitui a única fonte do minaralocorticoide aldosterona.
  2. Zona fasciculada: possui quantidades abundantes de gotículas lipídicas e produzem os glicocorticoides, cortisol e corticosterona, bem como os androgênios, DHEA (desidroepiandrosterona) e sulfato de DHEA.
  3. Zona reticular: desenvolve-se na vida pós-natal e também produz glicocorticoides e androgênios.

Glândulas Suprarrenais: química e biossíntese

Os hormônios esteroides compartilham uma etapa inicial, a conversão do colesterol em pregnenolona pela enzima P450scc. Essa etapa é conhecida como etapa limitadora de velocidade e necessita da proteína reguladora de esteroides: A StAR.

Glicocorticoides

Síntese e liberação

A liberação é estimulada diretamente pelo hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), liberado na hipófise. O ACTH é sintetizado na forma de um grande precursor, a pró-opiomelanocortina (POMC).

A estimulação da liberação do cortisol ocorre 15 minutos após o surto de ACTH. A liberação do cortisol é maior durante as primeiras horas de vigília, e os níveis declinem a media que o dia prossegue. Por sua liberação pulsátil, os níveis variam durante o dia.

Posts relacionados