Residência Médica

Melhores residências em Neurocirurgia

Melhores residências em Neurocirurgia

Compartilhar

Sanar Residência Médica

7 min há 320 dias

A Neurocirurgia é uma das especialidades mais respeitadas no cenário da medicina, tratando pacientes com doenças do sistema nervoso central e periférico. As residências em Neurocirurgia tem por objetivo promover a formação de um especialista, capaz de desenvolver e executar programas de assistência, ensino e pesquisa nas áreas de abrangência da neurocirurgia.

Veja algumas das principais doenças tratadas:

  • Epilepsia
  • Dor crônica
  • Hidrocefalia
  • Espinha bífida
  • Hérnia de disco
  • Trauma de crânio
  • Aneurisma intracraniano
  • Lesão da medula espinhal
  • Doenças da coluna cervical
  • Degenerativa do disco intervertebral

Áreas de atuação na Neurocirurgia

O Médico Neurocirurgião poderá atuar tanto no serviço público quanto no privado. 

Os serviços públicos são divididos em atividades de emergência, ambulatoriais e cirurgias eletivas. Já os privados em atividades hospitalares e nos consultórios.

Ao escolher a Neurocirurgia é comum que o médico acabe se direcionando para alguma subárea como: 

  • Vascular
  • Pediátrica
  • Endovascular
  • Base do crânio
  • Funcional e dor
  • Coluna vertebral 
  • Nervos periféricos
  • Oncológica (tumores)
  • Trauma e terapia intensiva

A Residência Médica 

De acesso direto, as Residências em Neurocirurgia duram cinco anos e após o término pode haver ainda 1 ou mais anos opcionais dentro do programa da residência, caracterizando as subespecialidades da Neurocirurgia.

O programa oficial dessa residência é definido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. 

Avaliação anual dos residentes em Neurocirurgia da SBN 

É difícil definir quais as melhores instituições que prestam residências em Neurocirurgia, mas levaremos em consideração aqui como critério a avaliação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), que realiza exame escrito para residentes, simultaneamente, em diversas cidades brasileiras. 

Durante todo o ano, neurocirurgiões de destaque são convidados para colaborar com o banco de questões.As provas são preparadas pela Comissão de Ensino da SBN e aplicadas pelos coordenadores locais para os residentes de cada região. As últimas notas divulgadas pela SBN fazem referência a avaliação anual realizada em dezembro de 2018.

No entanto, algumas coisas favorecem a maior média de uma instituição, como o menor número de residentes. Por isso, o candidato deve levar em consideração suas preferências, como localidade mais próxima, e avaliar as instituições em relação a outros aspectos, como incentivo a pesquisa e colocação no mercado de trabalho.  

As melhores residências em Neurocirurgia 

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) 

A HC-UFTM foi destaque no exame de conhecimentos aplicados pela SBN por dois anos seguidos. No ano de 2017, alcançou a maior nota no exame de todos os hospitais participantes. Em 2018, foi o segundo lugar no geral e primeiro colocado entre os hospitais universitários. 

Por mais que seja um critério isolado, se manter em destaque na avaliação da SBN  demonstra a qualidade da residência médica em neurocirurgia do HU-UFTM. Além disso, por contar com apoio 

Iniciada em 2016, a residência em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas tem duração de cinco anos e oferece uma vaga anual. Credenciado como Centro de Referência de Educação Continuada para o quadriênio 2019-2022, pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Neurocirurgia, o HC-UFTM também recebe neurocirurgiões estagiários de outros países do continente, contribuindo para a projeção do HC no cenário internacional.

Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte/MG

O Hospital é referência em neurocirurgia, com lugar de destaque na Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da qual todos os seus integrantes são membros titulares.

Em 2018, alcançou a maior média na avaliação dos residentes em neurologia organizada pela SBN. Isso demonstra que profissionais são capacitados para atender com excelência a todas as necessidades de cirurgias neurológicas. 

A Clínica de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Felício Rocho, pioneira no Estado, deu início às atividades em 1953. A partir de então, a especialidade passou a tratar pacientes de doenças e transtornos diversos. Hoje, o serviço é um dos mais conceituados e tradicionais de Minas Gerais. 

Escola Paulista de Medicina – UNIFESP 

A residência médica em neurocirurgia da UNIFESP não alcançou uma das maiores notas no exame da SBN, mas vale destacar sua importância no cenário nacional. É uma das residências mais procuradas no Brasil, guardando em 2021 uma concorrência de 26,7 candidatos por vaga. 

O Serviço de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina foi oficialmente instalado no dia 10/02/1947. A Residência de Neurocirurgia da EPM-UNIFESP, credenciado pela SBN, iniciou-se em 1967, no Hospital São Paulo. Desde então, formaram-se 134 residentes. 

O serviço de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP atua não só no Hospital São Paulo, como também no Instituto de Oncologia Pediátrica e em Hospitais associados à Universidade, realizando anualmente aproximadamente 1500 cirurgias.

Como o serviço de Neurocirurgia está vinculado à UNIFESP-EPM, o braço acadêmico do serviço é bastante ativo. Foram publicados, no último ano, 34 artigos em revistas indexadas, incluindo a capa do Operative Neurosurgery, em setembro de 2016, assim como participações nas apresentações de diversas aulas em congressos nacionais e internacionais. 

Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP

A importância da USP na maioria dos programas médicos é real, não sendo diferente em Neurocirurgia. Com quatro vagas no último processo seletivo, geralmente é a especialidade mais concorrida do programa de residência da FMUSP. A maior parte das atividades são realizadas no Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP.

Conclusão sobre a residência em Neurocirurgia

A residência em Neurocirurgia depende de um hospital de alta complexidade para oferecer uma boa especialização. Além disso, as instituições disponibilizam poucas vagas para essa especialidade, tornando-a bastante concorrida. 

Aqui foi levado em consideração principalmente a avaliação anual da SBN, como também as universidades mais concorridas e tradicionais na área. No entanto, o profissional deve pesquisar sobre outras instituições para optar por aquelas que atendam as demandas para uma boa formação e suas necessidades. 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Referências:

Notas dos residentes na avaliação anual da SBN 2018

Residência em Neurocirurgia na UNIFESP

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia 

Confira o vídeo:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.