Residência Médica

O que preciso saber para fazer a punção acesso venoso periférico?

O que preciso saber para fazer a punção acesso venoso periférico?

Compartilhar

Quer saber como fazer punção acesso venoso periférico? A Sanar Residência Médica reuniu as informações mais importantes sobre o assunto. Esse conteúdo vai fazer a diferença no seu internato.

O que é acesso venoso periférico (AVP)?

O AVP se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.

Quando é indicado?

Na maioria das vezes, o acesso venoso periférico é obtido para fornecer terapias que não podem ser administradas ou são menos eficazes se administradas por vias alternativas.

Como exemplos, hidratação IV e suporte nutricional podem ser dados a um paciente com vômitos intensos ou dor abdominal devido a uma condição cirúrgica.

Passo a passo punção acesso venoso periférico

Passo 1

Explique o procedimento ao paciente e mantenha-o relaxado.

Passo 2

Se o membro superior for o escolhido, coloque o braço do paciente em posição supina, abaixo do nível do coração e apoie em uma superfície. Utilize um garrote de borracha 5-10cm acima do local da punção.

Passo 3

Caso esteja difícil encontrar a veia, toque a veia do paciente na direção proximal-distal, ou peça para que o mesmo aperte e relaxe o punho de maneira alternada.

Passo 4

Antes da punção, realize a adequada higiene e paramentação das suas mãos. Em seguida, realize a assepsia do local a ser puncionado com clorexidina.

Passo 5

Inserir o cateter na veia com o bisel voltado para cima com angulação de 5-30º (quanto mais superficial a veia, menor o ângulo). Quando a agulha e o cateter estiverem no lúmen da veia, avança-se o cateter ao mesmo tempo que retira a agulha.

Passo 6

Para evitar perda de sangue pelo cateter, pressione diretamente a veia proximal à extremidade do cateter. Para confirmar que o cateter está pérvio, injeta-se soro através dele, em seguida, faça um curativo oclusivo, conecte o equipo e inicie a infusão.

Sugestão de leitura complementar

Veja também:

Compartilhe com seus amigos: