Endocrinologia

Pós-Graduação em Endocrinologia: o que é, como funciona e mais

Pós-Graduação em Endocrinologia: o que é, como funciona e mais

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Pós Graduação

Conheça a Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia, o mercado de trabalho da área e suas projeções futuras.

Você já pensou em trabalhar com uma especialidade médica que tem excelente projeção de crescimento no Brasil? Então, a pós-graduação em endocrinologia e metabologia pode ser uma ótima escolha!

No Brasil e no mundo, patologias endócrinas, como a obesidade, possuem alta prevalência. Nesse cenário, a atuação do endocrinologista se torna cada vez mais requisitada.

Neste texto, vamos apresentar alguns conceitos básicos sobre o que é a endocrinologia, apresentar sua pós-graduação e mercado de trabalho.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta área?

O que é a endocrinologia?

A Endocrinologia é uma especialidade da clínica médica que estuda e trata as alterações do sistema endócrino, as glândulas endócrinas. As doenças relacionadas ao metabolismo humano também são tratadas pelos endocrinologistas.

Essa é uma especialidade eminentemente ambulatorial, com poucas urgências e eventuais internações para acompanhamento dos pacientes que evoluem com alguma descompensação clínica.

Mercado de trabalho para endocrinologistas

Segundo a Demografia Brasileira Médica de 2020, o Brasil conta com cerca de 5900 endocrinologistas. A maioria destes médicos está na região Sudeste, que concentra 54,6% dos especialistas em endocrinologia brasileiros.

As regiões Norte e Centro-Oeste possuem as menores quantidades de endocrinologistas do território nacional, com apenas 2,9% e 9,6% destes médicos, respectivamente.

Um dado interessante sobre a área é a prevalência de mulheres, que representam cerca de 70% dos endocrinologistas do país.

O especialista desta área pode atuar com atendimento ambulatorial e em consultórios, o que requer habilidades comunicacionais bem desenvolvidas e uma escuta empática.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, mais de 60% da população brasileira se enquadra no que é chamado de “excesso de peso”.

Esse é apenas um dos diversos dados que mostram as razões pelas quais as demandas por profissionais desta especialidade tenha crescido vertiginosamente no país.

O endocrinologista também pode atuar como:

  • Responsável pelo setor de provas funcionais em laboratórios de análises clínicas;
  • Professor de endocrinologia em cursos de graduação e pós-graduação;
  • Parecerista em hospital geral.

Áreas de atuação da endocrinologia

O endocrinologista, além de uma abordagem técnica, deve ter um exercício empático constante. É comum que muitos pacientes cheguem até este especialista por sofrer com padrões de beleza e afins.

Em seu cotidiano no atendimento, o médico vai pesquisar e tratar alguns fatores, como:

  • Andropausa
  • Colesterol e Triglicerídeos
  • Crescimento
  • Diabetes
  • Distúrbios da Menstruação
  • Distúrbios da Puberdade
  • Doenças da Glândula Supra-Renal
  • Doenças da Hipófise
  • Excesso de Pelos
  • Obesidade
  • Osteoporose
  • Reposição Hormonal da Menopausa
  • Tireoide

Saiba mais sobre a síndrome metabólica e suas consequências.

Pós graduação em Endocrinologia

A pós graduação em endocrinologia é uma alternativa para quem busca alcançar mais conhecimento e habilidade técnica para prática médica, principalmente para atuar com eficiência no tratamento dos principais distúrbios endócrinos.

É importante ressaltar que a pós graduação, no modelo Lato Sensu, é uma especialização de qualificação acadêmica e que não confere ao médico direito de se inscrever nos conselhos de medicina com o título de especialista.

Para ser especialista em endocrinologia e metabologia, é necessário a aprovação na prova de título (a pós-graduação em endocrinologia ajuda na carga horária requerida) ou ter concluído a Residência Médica.

Como funciona a Pós-graduação em Endocrinologia da Sanar?

O Curso de pós-graduação médica em Endocrinologia e Metabologia da Sanar, que segue o modelo lato sesu, tem como principal objetivo preparar o profissional para qualquer desafio da prática médica.

Com carga horária dividida em 390h de aulas teóricas e 38h de práticas, o curso prepara o médico para a identificação, tratamento e gerenciamento integral dos cuidados com pacientes portadores de doenças endocrinológicas.

Os módulos do curso abordam temas como diabetes, obesidade, dislipidemia e tireoide.

O curso é coordenado pelo Prof. Alexandre Barbosa Câmara de Souza. O médico é formado pela UFRN e doutorando pelo departamento de Endocrinologia e Metabologia da USP-SP.  Além disso, é colunista do Sanarmed.com, você pode conferir os artigos dele na página de experts da Sanar.

Principais objetivos do curso

  • Possibilitar a capacitação médica na área de Endocrinologia e Metabologia, oferecendo ferramentas para descrever, diagnosticar, tratar e seguir a terapêutica das patologias relacionadas ao sistema endócrino;
  •  Atualizar o profissional nas mais modernas formas de tratamento endocrinologia; 
  • Capacitar na pesquisa médica;
  • Suprir a carência de mão de obra especializada nas áreas ofertadas;
  • Gerenciar integralmente os cuidados com pacientes portadores de doenças endocrinológicas.

Sugestão de leitura complementar

Referências:  

  1. Rev Med (São Paulo). 2012;91(ed. esp.):30-2 Especialidades Médicas – Endocrinologia
  2. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
  3. Unasus
  4. Guia da pós graduação médica da Sanar