Carreira em Medicina

Procedimentos médicos essenciais que todo médico deve saber

Procedimentos médicos essenciais que todo médico deve saber

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Quais são os procedimentos médicos essenciais para você, médico recém-formado ou próximo da conclusão do curso? Saiba mais conosco!

Você já está chegando no fim da graduação em medicina ou já está se preparando para a residência?

É natural se questionar sobre quais são os procedimentos médicos essenciais que todo médico deve saber.

Pensando nessa dúvida comum, elaboramos uma lista com alguns procedimentos e habilidades imprescindíveis a todos os médicos.

Realização de uma anamnese bem feita

A anamnese é um elemento de extrema importância na clínica médica. Cerca de 70 a 80% das informações necessárias ao diagnóstico estão nas falas dos pacientes.

E, ao contrário do que pode parecer, a anamnese não é simplesmente uma série de perguntas desconectadas feitas pelo entrevistado.

]A busca de informações é feita seguindo técnicas específicas e estruturadas.

O objetivo final é entender o paciente como um todo – não só a situação que o levou para aquela consulta, como também o contexto em que a pessoa está inserida.

A partir dessas informações, é fácil concluir a importância de se desenvolver a habilidade em conduzir e descrever a anamnese.

Aferição de PA

A cada dia que passa, o esfigmomanômetro digital fica mais popular – tanto nas casas brasileiras quanto nos consultórios.

Seu uso é simples e, desde que o equipamento esteja com pilhas e calibrado, confiável.

Contudo, não se pode sempre contar com sua disponibilidade. É possível que seu lugar de trabalho não tenha esse dispositivo digital!

Dessa forma, saber aferir a pressão arterial com um “esfig” analógico e um estetoscópio é um procedimento essencial a qualquer médico. A

final de contas, a PA é um dado vital de extrema importância para avaliação e acompanhamento de pacientes. Além disso, geralmente o diagnóstico de hipertensão é feito na atenção básica (confira esse post sobre a rotina na atenção básica!). Como é obtido com uma enorme simplicidade, a técnica deve ser dominada.

Realização do exame neurológico

Claro que o exame físico de outros sistemas que não o neurológico também são essenciais a todo e qualquer médico. Então, o que faz com que o exame neurológico tenha um lugar de destaque nessa lista?

A resposta é simples: a neurofobia! Sim, isso existe. Não são poucos os médicos que têm uma certa aversão à neurologia pelo simples fato de ser uma área complexa.

Como resultado, muitos “não-neurologistas” não fazem um exame neurológico tão bem. E é justamente por isso que se deve ter uma atenção extra com o desenvolvimento da habilidade.

O sistema nervoso é apenas um sistema, inerente a qualquer paciente. Dessa forma, deve ser sempre explorado pelos clínicos, independentemente da especialidade.

Comunicação de más notícias

Como último item nessa lista, temos a comunicação de más notícias. Talvez, mesmo sendo a última listada, essa seja a primeira habilidade que deva ser trabalhada.

Ela estará presente em qualquer tipo e forma de prática médica, invariavelmente. A preparação envolve muito controle emocional – tanto dos seus próprios sentimentos quanto dos sentimentos de quem recebe as notícias.

Como se esse controle não fosse delicado o suficiente, ele deve ser exercido “em cima de uma corda bamba”! Deve-se ser aberto o suficiente para acolher, mas reservado o suficiente para não causar sofrimento próprio. Para muitos, pode ser a habilidade mais difícil de ser desenvolvida.

Existem muitas outras que não foram citadas aqui…. quais são elas?

Essas lista trouxe apenas 4 dentre muitas outras habilidades e procedimentos médicos essenciais que todo médico deve saber. Afinal, são muitos!

Se fossem todos ser citados aqui, teríamos escrito um livro de quase 900 páginas em vez de uma lista rápida como essa. Mas, não se desespere! Esse livro existe e você pode ter acesso a ele! O Manual Prático de Habilidades e Procedimentos Médicos da Sanar traz tudo o que foi comentado aqui e muito mais. Confira-o aqui.

Sugestão de leitura complementar