Residência Médica

Reprovado na prova de residência médica? Veja dicas do que fazer agora

Reprovado na prova de residência médica? Veja dicas do que fazer agora

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Foi reprovado(a) na prova de residência médica? Você precisa ler esse post. Reunimos dicas valiosas para te ajudar neste momento de autoavaliação e mudança de estratégias.

Após se formar em medicina, o caminho mais procurado pelos recém-formados para continuar se capacitando e alavancar a carreira  é a residência médica. Para quem almeja ingressar em uma residência, é preciso se preparar para um processo seletivo difícil é saber que nem todo mundo é aprovado de primeira. 

É difícil se tornar residente por vários fatores. Os principais deles são a concorrência e a complexidade da prova. 

A concorrência devido ao déficit significativo do número de vagas em relação à quantidade de recém-formados a cada semestre e também ao fato de algumas especialidades médicas serem mais procuradas do que outras. Já a complexidade da prova é graças ao fato de que a prova tenta englobar o que o curso de medicina ensinou ao longo de 6 anos. 

O conteúdo cobrado é muito extenso e cada edital de residência tem suas particularidades para a estrutura da prova e distribuição dos conteúdos ao longo das questões. Vale ressaltar que a prova pode ser composta apenas por questões objetivas ou ter uma parte de questões discursivas. 

Não passei na prova de residência médica, e agora? 

A reprovação na residência não é o fim do mundo e nem o fim da sua chance de se tornar um especialista. É o momento de avaliar outros caminhos profissionais ou traçar novas estratégias para tentar novamente ingressar na residência. 

Por outros caminhos, a gente se refere a buscar uma pós-graduação, cursos de capacitação de diversas áreas de medicina ou até prestar concurso público. 

Para tentar novamente, faça uma autoavaliação das suas escolhas para se especializar e do que fez para se preparar. Aqui vale pensar: 

  • Há outra especialidade que te interesse se especializar? 
  • Tem outras instituições que oferecem a especialidade que desejo que você não cogitou inicialmente?
  • Será que vale se inscrever em processos seletivos de instituições de outros estados? 
  • Vale me inscrever em mais provas? 
  • Escolhi o cursinho certo? 
  • Consegui conciliar com responsabilidade com a rotina e os estudos? 
  • Fiz o melhor uso dos materiais de estudo? 

Quer uma ajudinha nesse momento de reflexão?

Vale conferir esses conteúdos: 

Como escolher o curso preparatório para residência médica? 

Há variadas opções de cursinho no mercado, mas você precisa ter em mente quais são as suas necessidades. Isso vai muito além de “tal curso é super comentado nas redes sociais preciso comprar esse”. 

Para acertar na escolha do curso, é importante que você pesquise sobre: 

  • Metodologia do curso
  • Plano de estudos
  • Didática dos professores
  • Materiais oferecidos
  • Suporte dado pela equipe de professores 
  • O custo benefício 

Quer uma dica de ouro? Conheça os cursos de residência médica da Sanar. Você pode experimentar gratuitamente por 10 dias e tirar suas próprias conclusões. 

Recomendados nossos cursos porque temos certeza que tudo foi pensado para atender todos os pontos citados acima e oferecer a melhor experiência para os nossos alunos. 

A metodologia da Sanar é focada em preparar você para a prova. O plano de estudos é flexível e a plataforma, que funciona em qualquer plataforma, oferece inúmeras opções de materiais de estudo. Além disso, o preço da Sanar Residência Médica é imbatível e os professores são super acessíveis.

CONHECER CURSOS DA SANAR

Compartilhe com seus amigos: