Índice
Foi reprovado na prova de residência médica? Você precisa ler esse post. Reunimos dicas valiosas para te ajudar neste momento de autoavaliação e mudança de estratégias.
Após se formar em medicina, o caminho mais procurado pelos recém-formados para continuar se capacitando e alavancar a carreira é a residência médica. Para quem almeja ingressar em uma residência, é preciso se preparar para um processo seletivo difícil é saber que nem todo mundo é aprovado de primeira.
É difícil se tornar residente por vários fatores. Os principais deles são a concorrência e a complexidade da prova.
A concorrência devido ao déficit significativo do número de vagas em relação à quantidade de recém-formados a cada semestre e também ao fato de algumas especialidades médicas serem mais procuradas do que outras. Já a complexidade da prova é graças ao fato de que a prova tenta englobar o que o curso de medicina ensinou ao longo de 6 anos.
O conteúdo cobrado é muito extenso e cada edital de residência tem suas particularidades para a estrutura da prova e distribuição dos conteúdos ao longo das questões. Vale ressaltar que a prova pode ser composta apenas por questões objetivas ou ter uma parte de questões discursivas.
Não passei na prova de residência médica, e agora?
A reprovação na residência não é o fim do mundo e nem o fim da sua chance de se tornar um especialista. É o momento de avaliar outros caminhos profissionais ou traçar novas estratégias para tentar novamente ingressar na residência.
Por outros caminhos, a gente se refere a buscar uma pós-graduação, cursos de capacitação de diversas áreas de medicina ou até prestar concurso público.
Para tentar novamente, faça uma autoavaliação das suas escolhas para se especializar e do que fez para se preparar. Aqui vale pensar:
- Há outra especialidade que te interesse se especializar?
- Tem outras instituições que oferecem a especialidade que desejo que você não cogitou inicialmente?
- Será que vale se inscrever em processos seletivos de instituições de outros estados?
- Vale me inscrever em mais provas?
- Escolhi o cursinho certo?
- Consegui conciliar com responsabilidade com a rotina e os estudos?
- Fiz o melhor uso dos materiais de estudo?
Quer uma ajudinha nesse momento de reflexão?
Vale conferir esses conteúdos:
- Materiais de estudo: qual é a melhor opção para estudar para residência?
- Qual o melhor plano de estudo para Residência Médica?
- 7 dicas para uma rotina de estudos que te leve a aprovação na residência
- Dez razões para experimentar os cursos de residência médica da Sanar
Como escolher o curso preparatório para residência médica?
Há variadas opções de cursinho no mercado, mas você precisa ter em mente quais são as suas necessidades. Isso vai muito além de “tal curso é super comentado nas redes sociais preciso comprar esse”.
Para acertar na escolha do curso, é importante que você pesquise sobre:
- Metodologia do curso
- Plano de estudos
- Didática dos professores
- Materiais oferecidos
- Suporte dado pela equipe de professores
- O custo benefício
Quer uma dica de ouro? Conheça os cursos de residência médica da Sanar. Você pode experimentar gratuitamente por 10 dias e tirar suas próprias conclusões.
Recomendados nossos cursos porque temos certeza que tudo foi pensado para atender todos os pontos citados acima e oferecer a melhor experiência para os nossos alunos.
A metodologia da Sanar é focada em preparar você para a prova. O plano de estudos é flexível e a plataforma, que funciona em qualquer plataforma, oferece inúmeras opções de materiais de estudo. Além disso, o preço da Sanar Residência Médica é imbatível e os professores são super acessíveis.