Índice
- 1 História da Instituição
- 2 O que preciso saber sobre o processo seletivo da residência médica no IAMSPE?
- 3 O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?
- 4 Assuntos mais cobrados na prova no IAMSPE
- 5 Cronograma do processo seletivo
- 6 Edital de residência no IAMSPE 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade
- 7 Como foi a concorrência no IAMSPE em 2022?
- 8 O que esperar da residência médica no IAMSPE?
- 9 Sugestão de leitura complementar
Saiu o edital de residência médica no IAMSPE 2022/23. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito mais!
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) oferece atendimento a 1,3 milhão de usuários por meio de uma rede própria e credenciada distribuída em 173 municípios do Estado de São Paulo.
Além do hospital próprio de alta complexidade, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), 80 hospitais credenciados. Neles, são realizados os programas de residência médica, credenciadas pelas Comissões Estadual e Nacional de Residência Médica.
História da Instituição
A criação do IAMPSE começou em 1948, quando o deputado Pinheiro Jr. apresentou um projeto de lei para a criação de um “Serviço Social e de Assistência ao Servidor Público Estadual”.
Em 1952, foi aprovada a criação do Departamento de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Damspe). O órgão seria responsável por viabilizar o atendimento médico a 400 mil pessoas, incluídos os 98 mil servidores e seus dependentes.
Em 1961 foi inaugurado o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) com o objetivo de atender apenas os servidores estaduais e seus dependentes.
Atualmente, o HSPE é o maior hospital da rede IAMSPE. Possui mais de 700 leitos e mais de 900 médicos e 2.000 profissionais de enfermagem. Ainda, oferece atendimento de alta complexidade em 51 especialidades médicas.
O que preciso saber sobre o processo seletivo da residência médica no IAMSPE?
O processo seletivo de residência médica no IAMSPE consta com 3 editais. Confira agora as informações mais importante de cada um deles.
Especialidades de acesso direto
A seleção é realizada em três fases:
- 1ª fase: prova objetiva, com 80 questões multipla escolha, com pontuação de 0,125 pontos cara cada uma delas, versando sobre as áreas básicas da medicina (para todas as especialidades). Tem duração máxima de 3h30min;
- 2ª fase: prova prática com casos clínicos para todas as especialidades. Tem peso de 50% para as demais especialidades e 40% para as especialidades que participam da 3ª fase. Tem duração máxima de 2h;
- 3ª fase: entrevista e análise curricular para as especialidades de dermatologia, infectologia, medicina esportiva, medicina intensiva, neurocirurgia, oftalmologia e radioterapia. Tem peso de 10%.
Especialidades com pré-requisitos no IAMSPE
- 1ª fase: Prova Objetiva, com 80 questões para os pré-requisitos de áreas clínicas e cirurgicas e 40 questões para as demais, tendo valores diferentes por questão (para todas as especialidades). A duração máxima de realização da prova é de 3h30min;
- 2ª fase: Prova Prática (casos clínicos) que tem 50% de peso na nota final para Cirurgia Geral-Programa Avançado, Cirurgia Torácica, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Nefrologia, Oncologia Clínica, Reumatologia e Urologia e 40% para Alergia e Imunologia, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular e Pneumologia;
- 3ª fase: Entrevista e Análise de Currículo, para as especialidades Alergia e Imunologia, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular e Pneumologia.
Área de atuação
- 1ª fase: Prova Objetiva, composta de 40 questões multipla escolha, valendo 0,25 cada. A duração máxima é de 2h;
- 2ª fase: Prova Prática (casos clínicos) para todas as especialidades. Para Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Hemodinâmica e Cardiologia IntervencionistaeMedicina Paliativa tem peso de 50% e para Alergia e Imunologia Pediátrica, Ecocardiografia e Infectologia Hospitalar, tem peso de 40%;
- 3ª fase: Entrevista e Análise de Currículo para as especialidades Alergia e Imunologia Pediátrica, Ecocardiografia e Infectologia Hospitalar.
O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?
Para as especialidades de acesso direto:
- Para todas as especialidades, exceto Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia, a média final será expressa na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:
[(NO x 0,5) + (NPx 0,5)] onde: NO = Nota da Prova objetiva e NP = Nota da Prova Prática
- Para asespecialidades, Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia, a média final será expressa na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:
[(NO x 0,5) + (NPx 0,4) + (NE x 0,1)] onde: NO = Nota da Prova Objetiva, NP = Nota da Prova Prática e NE= Nota da Entrevista e Análise de Currículo
Para especialidades com pré-requisitos
- Para todas as especialidades Cirurgia Geral-Programa Avançado, Cirurgia Torácica, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Nefrologia, Oncologia Clínica, Reumatologia e Urologia, a média final será expressa na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:
[(NO x 0,5) + (NPx 0,5)], onde NO = Nota da Prova Objetiva, NP = Nota da Prova Prática
- Para as especialidades Alergia e Imunologia, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular e Pneumologia, a média final será expressa na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:
[(NO x 0,5) + (NPx 0,4) + (NE x 0,1)] onde: NO = Nota da Prova Objetiva, NP = Nota da Prova Prática e NE= Nota da Entrevista e Análise de Currículo
Área de atuação no IAMSPE
- Para as especialidades Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Hemodinâmicae Cardiologia IntervencionistaeMedicina Paliativa, a média final será expressa na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:
[(NO x 0,5) + (NPx 0,5)], onde NO = Nota da Prova Objetiva, NP = Nota da Prova Prática
- Para as especialidades Alergia e Imunologia Pediátrica, Ecocardiografia e Infectologia Hospitalar, a média final será expressa na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:
[(NO x 0,5) + (NPx 0,4) + (NE x 0,1)] onde: NO = Nota da Prova Objetiva, NP = Nota da Prova Prática e NE= Nota da Entrevista e Análise de Currículo
Assuntos mais cobrados na prova no IAMSPE
Clínica médica
Em clínica médica são cobrados casos clínicos curtos que envolvem perguntas sobre o diagnósticos e exames complementares. Dentre os temas mais cobrados pode-se destarcar:
- Hipertensão arterial sistêmica
- Distúrbios obstrutivos
- Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos
- Artrites
- Patologias relacionadas a tireoide
Pediatria
Na grande área da pediatria, a prova do IAMSPE segue o padrão dos assuntos cobrados em outras provas de residência. Dessa forma, os assuntos cobrados precisam estar bem decorados:
- Imunizações
- Doenças pulmonares na infância
- Crescimento e desenvolvimento na infância
Ginecologia e obstetrícia
As questões dessa área costumam ser diversificadas. Contudo, mantem o mesmo padrão de perguntas objetivas. No geral, são solicitados diagnósticos e condutas. Estude os temas relacionados a:
- Diabetes gestacional
- Vulvovaginites
- Infertilidade
Preventiva
Nas questões de preventiva, foram abordados temas relacionados:
- SUS
- Atenção primária a saúde
- Temas relacionados a epidemiologia
Cirurgia geral
Na área de cirurgia geral, as perguntas costumam ser bem específicas e com alto nível de dificuldade. Estude muito bem os temas relacionados a:
- Abdome agudo
- Cuidados pré e pós operatórios
- Apendicite
Cronograma do processo seletivo
O edital foi lançado no dia 18/10/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:
- Período de inscrição: 24/10 a 07/11/2022;
- Taxa de inscrição: R$294,00
- Divulgação das inscrições homologadas: 09/11/2022;
- Convocação para as provas objetiva e prática (1ª FASE e 2ª FASE) e divulgação de local: 30/11/2022;
- Aplicação das provas: 03/12/2022;
- Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva: 04/12/2022;
- Prazo para interposição de recurso contra o gabarito preliminar: 05 a 06/11/2022;
- Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e do resultado preliminar da prova objetiva: 28/12/2022;
- Prazo para interposição de recurso: 29 a 30/12/2022;
- Resultado preliminar da prova discursiva: 23/01/2023;
- Prazo para interposição de recurso: 24 a 25/01/2023;
- Divulgação do resultado final (Especialidades com 1ª e 2ª fase): 02/02/23;
- Divulgação da convocação para as matrículas (Especialidades 1ª e 2ª fase): 02/02/2023;
- Convocação para a entrevista e análise de currículos (3ª FASE) e divulgação de local: 01/02/2023;
- Realização das entrevistas e análise de currículos: entre 02 e 05/2023;
- Resultado final do processo seletivo: 15/02/2023.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site do Instituto Quadrix.
Contato
- Telefone: (11)4573-8000 ou 0800 878 0700
- E-mail: contato@quadrix.org.br
Editais de residência médica no IAMSPE
Edital de residência no IAMSPE 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade
O IAMSPE oferece vagas em especialidades de acesso direto, pré-requisitos e ano adicional. Confira:
Vagas por especialidade de acesso direto



Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito

Áreas de atuação no IAMSPE





Como foi a concorrência no IAMSPE em 2022?
No processo seletivo de 2021/2022 do IAMSPE, a relação candidato/vaga do foi divulgada no site da própria instituição em Dezembro de 2021. Através dessa relação, é possível saber o que esperar da concorrência em 2023.
Dentre as especialidades mais concorridas estão:
- Neurocirurgia: 96,00 (relação candidato/vaga)
- Dermatologia: 82,00 (relação candidato/vaga)
- Ginecologia e obstetrícia: 47,86 (relação candidato/vaga)
- Cirurgia geral: 43,27 (relação candidato/vaga)
- Otorrinolaringologia: 37,50 (relação candidato/vaga)
O que esperar da residência médica no IAMSPE?
A residência médica é uma etapa fundamental na formação do médico e a escolha do local é uma decisão que deve levar em conta vários aspectos. Um deles é optar por uma instituição consolidada, como o IAMSPE, que oferece um programa de residência com qualidade no ensino técnico, multidisciplinar e humanizado.
Além disso, a instituição está localizada na maior cidade do país, que abriga as melhores e mais concorridas residências médicas.