Residência Médica

Sete super dicas para mandar bem na prova de residência médica

Sete super dicas para mandar bem na prova de residência médica

Compartilhar

O que fazer na hora da tão esperada prova de residência médica? É possível otimizar o tempo de resposta? Há dicas para se sair melhor?

Independente de quantas provas o médico já tenha feito na vida e de toda rotina de estudos, vivenciar um processo seletivo de residência não é fácil. Tanta pela expectativa criada em relação ao resultado como pelo fato de ter que encarar várias questões em um “curto” espaço de tempo.

Por isso, é importante adquirir estratégias para ganhar tempo na hora da prova. E conseguir fazer uma boa interpretação das questões. Até porque não adianta saber tudo sobre a especialidade x ou y e não entender o que o enunciado da questão exige.

Para te ajudar a não passar aperto na prova teórica de residência, a Sanar reuniu algumas orientações valiosas. Continue lendo esse post para aprender tudinho com a gente.

Contextualização sobre a prova de residência médica

A estrutura da prova varia conforme a instituição escolhida. Porém, de uma forma geral, o candidato tem cerca de 4 a 6 horas para responder todas as questões.

O conteúdo cobrado depende da especialidade escolhida. Se é de acesso direto (exige apenas graduação em medicina) ou com pré-requisito (exige ter graduação e especialização).

As questões da maioria das provas de acesso direto costumam ser divididas igualmente entre as cinco grandes áreas da Medicina:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Pediatria; e
  • Medicina Preventiva e Social.

Para as especialidades com pré-requisito, geralmente, o candidato responderá questões específicas sobre a área de atuação que deseja se especializar.

Além dos estudos, o primeiro passo para ter sucesso é ler atentamente o edital da instituição. Esse documento traz todas as informações essenciais para o candidato se preparar para o processo seletivo. As fases da seleção, a quantidade de questões da prova, os critérios de avaliação, etc.

O que fazer antes da prova?

Você já passou vários meses estudando, então nada de ficar enlouquecido(a) na véspera. Busque descansar, tente tirar um tempo para você, para realizar atividades que te trazem paz. E, claro, tenha uma alimentação equilibrada. (Ninguém merece acordar com dor de barriga, né? Ou qualquer outro mal-estar).

Além disso, cheque uma última vez as regras e condições do processo seletivo lá no edital. Também coloque no seu radar a cuidado para sair de casa ou do hotel com antecedência.

Não esqueça de manter sua hidratação em dia. Beba água sempre!

Durante a prova: dicas para mandar bem na prova de residência médica

Gestão de tempo

1- Organização do tempo. Antes de começar a responder, tenha em mente o tempo que precisa para responder a avaliação. Certifique-se de que deixará uns 30 ou 40 minutos para revisar as respostas e passá-las para o cartão de resposta.

O ideal é que para as questões de múltipla escolha você consiga responder em média em três minutos.

E aquela dica clássica: comece a prova pelas disciplinas que você possui maior facilidade. Lembre-se de aliar esse dica ao priorizar as disciplinas que tenham maior peso, conforme sinalizado no edital.

Se o tempo apertar? Caso perceba que vai precisar deixar questões em branco, escolha fazer isso com as que têm menor peso no edital. E também aquelas que apresentam maior grau de dificuldade/complexidade.

Momento de respostas da prova de residência médica

2- Leitura atenta. Leia atentamente o enunciado. Em seguida, circule o que a banca deseja saber. Depois pense o que conhece do assunto e aí sim você decidi qual é a alternativa correta.

Ao ler as opções, elimine as que você tem certeza que estão erradas ou não respondem ao que foi cobrado.

3- Preste atenção na lógica e evite descuidos. Os enunciados das questões podem trazer “indícios” da resposta correta. Fique atenta(o) aquelas palavras em mais evidência, que voltam a aparecer nas alternativas de resposta.

Tenha cuidado com questões que exigem que você marque a alternativa errada. Na hora do nervosismo você pode acabar buscando pelo que é correto, afinal esse é o “movimento padrão”.

Busque sempre desconfiar de algumas expressões definitivas como “nunca, sempre ou somente”. Na maioria das vezes a presença dessas expressões na alternativa são sinais de que é a incorreta.

4- Caso de dúvida sobre o conteúdo exigido ou até de sentir o famoso “deu branco”. Deixe a questão para o final. Isso vai ajudar para que você não comprometa toda o seu desempenho final.

5- Use os avisos do fiscal ao seu favor. Os avisos de que passou, por exemplo, uma hora, são uma oportunidade de você identificar como tem usado seu tempo. Caso veja que tem respondido poucas questões a cada uma hora, busque acelerar o passo.

6- Faça pequenas pausas. Tire um tempinho entre o passar de cada uma hora de prova para beber uma água, comer algo.

7- Cuidado na hora de preencher o gabarito. Evite passar vários respostas por vez. Opte por passar questão por questão.

Posts relacionados

Estude com a Sanar

Vai fazer prova(s) de residência médica? Se sim, não perca tempo e comece a se preparar para o processo seletivo. A Sanar oferece variados cursos de preparação super completos. Temos um plano de estudos focado para prova, flexível e compatível para qualquer plataforma. Além disso, oferecemos lives de revisão, banco de questões comentadas, banco de flashcards, simulados, ferramenta de desempenho e muito mais. Clique aqui e venha conhecer nossos cursos. Temos certeza que aqui você encontra opção de curso ideal para conquistar a aprovação.

VENHA FAZER PARTE DO TIME DE ALUNOS DA SANAR

Compartilhe com seus amigos: