Embriologia

Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário

Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário

Compartilhar

SanarFlix

4 min há 819 dias

A Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário coincide com a semana seguinte a primeira ausência do período menstrual, ou seja, 5 semanas após o primeiro dia do último ciclo menstrual normal. Neste período, uma gravidez normal pode ser detectada por ultrassonografia.

O rápido desenvolvimento do embrião a partir do disco embrionário trilaminar durante a Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário é caracterizado por:

  • Aparecimento da linha primitiva;
  • Desenvolvimento da notocorda;
  • Diferenciação das três camadas germinativas.

Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário: Gastrulação

A gastrulação é o processo pelo qual as três camadas germinativas  precursoras de todos os tecidos embrionários, e a orientação axial, são formados nos embriões. Constitui o evento mais importante que ocorre durante a terceira semana e representa o início da morfogênese.

Durante a Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário, o disco embrionário bilaminar é convertido em um disco embrionário trilaminar. Cada uma das três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma) dá origem a tecidos e órgãos específicos:

O ectoderma embrionário dá origem a epiderme, aos sistemas nervosos central e periférico, aos olhos e ouvidos internos, as células da crista neural e a muitos tecidos conjuntivos da cabeça.

O endoderma embrionário é a fonte dos revestimentos epiteliais dos sistemas respiratório e digestório, incluindo as glândulas que se abrem no trato digestório e as células glandulares de órgãos associados ao trato digestório, como o fígado e o pâncreas.

O mesoderma embrionário dá origem a todos os músculos esqueléticos, às células sanguíneas, ao revestimento dos vasos sanguíneos, a musculatura lisa das vísceras, ao revestimento seroso de todas as cavidades do corpo, aos ductos e órgãos dos sistemas genitais e excretor e a maior parte do sistema cardiovascular. No tronco, ele é a origem de todos os tecidos conjuntivos, incluindo cartilagens, ossos, tendões, ligamentos, derme e estroma (tecido conjuntivo) dos órgãos internos.

Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário: Linha primitiva

No começo da terceira semana, uma faixa linear espessada do epiblasto aparece caudalmente no plano mediano do dorso do disco embrionário bilaminar, dando origem a linha primitiva, que é o primeiro sinal morfológico da gastrulação.

A linha primitiva resulta da proliferação e do movimento das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário. Tão logo a linha primitiva aparece, é possível identificar o eixo craniocaudal, as extremidades cranial e caudal, as superfícies dorsal e ventral do embrião.

Conforme a linha primitiva se alonga pela adição de células à sua extremidade caudal, sua extremidade cranial prolifera para formar o nó primitivo. Simultaneamente, um sulco estreito, o sulco primitivo, se desenvolve na linha primitiva e é contínuo com uma pequena depressão no nó primitivo, a fosseta primitiva. Ambos são resultados da invaginação das células epiblásticas.

Pouco tempo depois do aparecimento da linha primitiva, as células migram de sua superfície profunda para formar o mesênquima, um tecido conjuntivo embrionário formado por pequenas células fusiformes, frouxamente organizadas em uma matriz extracelular de fibras colágenas esparsas.

O mesênquima forma os tecidos de sustentação do embrião, assim como a maior parte dos tecidos conjuntivos do corpo e a trama de tecido conjuntivo das glândulas. Uma parte do mesênquima forma o mesoblasto, que dá origem ao mesoderma intraembrionário.

As células do epiblasto, bem como as do nó primitivo e de outras partes da linha primitiva, deslocam o hipoblasto, formando o endoderma embrionário. As células remanescentes do epiblasto formam o ectoderma embrionário.

Em resumo, as células do epiblasto, por meio do processo de gastrulação, dão origem a todas as três camadas germinativas no embrião, os primórdios de todos os seus tecidos e órgãos.

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.