Índice
- 1 A endocrinologia
- 2 Perfil do médico que faz residências em endocrinologia e matabologia
- 3 Atuação do médico endocrilogista
- 4 Conceito da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
- 5 Melhores Residências de Endocrinologia e Metabologia
- 6 O programa de residências médica em Endocrinologia
- 7 Conclusão sobre as melhores residências em Endocrinologia
- 8 Se prepare para ser aprovado de primeira nas provas de residências de endocrinologia
- 9 Sugestão de leitura complementar
- 10 Referências
Especialistas qualificados são disputados pelo mercado de trabalho. Saiba quais são as melhores residências em Endocrinologia e se prepare!
Quem deseja se tornar um especialista qualificado e disputado pelo mercado de trabalho, deve saber quais são as melhores residências em Endocrinologia do Brasil.
São inúmeras instituições que oferecem programas na especialidade. A principal fonte que se deve consultar, antes de escolher, é a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
A endocrinologia
A Endocrinologia é uma área relativamente nova. De acordo com a Demografia Médica 2023, existem 6.731 especialistas em todo país, razão de 3,16 por 100 mil habitantes, que representa 1,4% sobre o total de especialidades. Nos últimos 10 anos, a especialidade teve um crescimento de 94,2%.
Ao todo, foram autorizadas 560 vagas em programas anuais. No ano de 2021, a especialidade contava com 388 residentes, sendo 186 R1 na especialidade.
O site salario.com informa que a média salarial do Endocrinologista é de R$ 6.685,50 a R$ 14.891,29, levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil. O médico pode atuar em postos de saúde, clínicas particulares e hospitais da rede pública ou privada.
A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Endocrinologista é Brasília – DF.
Perfil do médico que faz residências em endocrinologia e matabologia
A endocrinologia, segundo dados da Demografia Médica de 2023, é a 3ª especialidade médica, juntamente com Alergia e Imunologia, com o maior número de mulheres (72,1%). Ela dica atrás apenas da dermatologia (77,9%), pediatria (75,6%).
Em relação à idade, 24,5% dos médicos tem 55 anos ou mais. 19,1% tem 35 anos ou menos. A média de idade é de 46,7 anos.
No que diz respeito à região do Brasil com predomínio desses especialistas, temos:
- Sudeste: 54,2%
- Nordeste: 17,6%
- Sul: 16,0%
- Centro-Oeste: 9,1%
- Norte: 3,1%.
Atuação do médico endocrilogista
Entre outros casos, o endocrinologista tem de lidar, no seu dia a dia, com as seguintes demandas:
- Doenças da tireoide
- Andropausa
- Reposição hormonal masculina e feminina
- Distúrbios do crescimento e da puberdade
- Diabetes
- Distúrbios da menstruação
- Obesidade
- Alterações dos lipídios
- Alterações do metabolismo ósseo
Para lidar com tudo isso, o endocrinologista deve ter, além do conhecimento técnico e atualizado, uma capacidade de ouvir e se comunicar com o paciente de maneira clara, para poder oferecer o melhor tratamento.
Se a pessoa é diabética, por exemplo, o médico deve avaliar, entre outras coisas, hipoglicemias, valores de glicemia capilar dos diferentes horários, contagem de carboidratos, uso correto da insulina.
Tudo isso é ensinado ao longo da residência médica, mais um motivo para sempre buscar as melhores instituições na especialidade.
Conceito da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Fundada em 01 de setembro de 1950, a SBEM possui 3415 associados. É composta por uma diretoria, eleita a cada dois anos. Tem 10 departamentos científicos, 17 comissões e 22 regionais, estando presente em quase todos os estados brasileiros..
O seu estatuto estabelece que a SBEM possui diversos objetivos a fim de melhorar e manter a qualidade da especialidade. Entre eles, se destaca:
- Conceder e expedir ou revalidar, juntamente com a Associação Médica Brasileira, o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia. Além disso, certificados em áreas de atuação afins, de acordo com as normas e os convênios em vigor;
- credenciar ou certificar centros de treinamento ou de pesquisa na especialidade;
- filiar-se a ou manter intercâmbio com sociedades congêneres nacionais e internacionais, que atuem em consonância com os seus objetivos;
- cooperar com os poderes públicos, organizações não governamentais ou de fins sociais, na investigação, no equacionamento e na solução dos problemas de saúde pública relacionados com as doenças endocrinológicas. Inclusive, propor medidas adequadas para programas e políticas de saúde pública e de educação comunitária, no âmbito da especialidade;
- combater os desvios ético-profissionais, a propaganda ou publicidade enganosa ou sem base científica;
- promover ou patrocinar congressos, jornadas, conferências e reuniões científicas, cursos de extensão e outros. O objetivo é a objetivando a aproximação entre os especialistas e o intercâmbio de informações;
- zelar pelo nível ético, pela qualidade científica, pela eficiência técnica e pelo sentido social do exercício profissional da Endocrinologia e Metabologia;
- defender e valorizar os associados na sua atividade profissional.
Terceira Associação da especialidade no mundo, a SBEM tem como missão a promoção da Endocrinologia e Metabologia, e a valorização de seus associados. Isso se dá através da qualificação, titulação e suporte, com estímulo à educação continuada e à pesquisa.
Metodologia
Determinar a melhor residência em Endocrinologia, é um trabalho árduo e minucioso. Neste momento apenas apontaremos as melhores com base na expertise dos especialistas e critérios objetivos. O melhor parâmetro é a SBEM, que possui 70 serviços credenciados, entre os quais se destacam.
Melhores Residências de Endocrinologia e Metabologia
Confira as 5 principais residências médicas em endocrinologia do país:
Hospital Santa Marcelina – SP
São 03 vagas oferecidas em seu programa de residência médica, cujo ingresso é ocorre através de processo seletivo do SUS-SP. Principal referência hospitalar da Zona Leste de São Paulo, o Hospital oferece atendimentos particulares, por convênio e pelo SUS.
A instituição possui mais de 700 leitos, sendo 111 somente de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Possui um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, que pode auxiliar os residentes na hora de fazer os diagnósticos.
Conta com uma equipe de aproximadamente 4 mil colaboradores, dos quais cerca de 1 mil são médicos.
Hospital Felício Rocho – MG
Oferece um programa com 03 vagas para a especialidade. Sua Clínica de Endocrinologia e Metabologia se destaca no atendimento de alto nível. Cerca de 12 mil pacientes atendidos em ambulatório e, aproximadamente, 2 mil pacientes internados por ano.
O Hospital conta com uma equipe multidisciplinar nos atendimentos de patologias endócrinas como:
- Diabetes;
- Tireóide;
- Doenças hipofisárias;
- Doenças adrenais;
- Hipertensão arterial secundária;
- Obesidade;
- Distúrbios do crescimento;
- Distúrbios das gônadas masculina e feminina;
- Transtornos do colesterol.
Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia – CEDEBA
Unidade referencial do SUS, a instituição oferece programa de residência médica com 03 vagas. Seus atendimentos envolvem diversas áreas da medicina e estão voltados aos pacientes com diabetes e endocrinopatias no Estado da Bahia.
Para tratar de doenças ligadas a Endocrinologia, o Cedeba oferece serviços de:
- Angiologia;
- Nefrologia;
- Ginecologia;
- Cardiologia;
- Oftalmologia;
- Urologia;
- Psiquiatria;
- Exames laboratoriais;
- Eletrocardiograma (ECG);
- Ultrassonografia;
- Doppler;
- Citologia de tireoide.
Hospital Agamenon Magalhães – PE
São oferecidas 04 vagas de residência médica. O Hospital possui uma Unidade de Endocrinologia e Diabetes formada por 10 médicos assistentes e 16 residentes.
Referência na especialidade, registra cerca de 800 pacientes por mês, incluindo atendimentos de emergência, ambulatorial e internamentos.
A Unidade é composta por 12 leitos. Além de atendimento em patologias endocrinológicas, oferece apoio multidisciplinar nas áreas de nutrição, cirurgia bariátrica e psicologia.
Seu ambulatório atende em todas as áreas da Endocrinologia, incluindo:
- Metabolismo Ósseo;
- Neuroendocrinologia;
- Endocrinologia Pediátrica;
- Saúde da Mulher no Climatério.
Hospital das Clínicas – UFPR
Seu programa de residência médica oferece 03 vagas. Possui o Serviço de Endocrinologia e Metabologia reconhecido nacional e internacionalmente. É o centro de referência nacional e internacional em assistência médica, ensino, formação profissional e pesquisa na área de doenças endócrinas e metabólicas.
A equipe multidisciplinar é formada por professores universitários, médicos especialistas, residentes, nutricionistas, enfermeiras, técnicos e secretárias. Ela realiza, por ano, cerca de 40.000 atendimentos e procedimentos médicos a pacientes do SUS.
Destaca-se no atendimento a:
- Diabetes/
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Distúrbios da tireóide;
- Osteoporose;
- Tumores glandulares benignos e malignos;
- Desordens do crescimento e da puberdade;
- Alterações hormonais masculinas e femininas.
A Unidade de Tireoide possui equipamento próprio de ecografia para diagnóstico e tratamento de doenças da glândula. A Densitometria Óssea é a única do sistema público do estado que possui equipamento para diagnóstico de osteoporose.
O programa de residências médica em Endocrinologia
De acordo com a Resolução CNRM 17, de 2019, o programa deve ter o objetivo geral de formar e habilitar especialistas com as competências necessárias para atuar em diferentes níveis de complexidade, através das seguintes competências:
Primeiro ano – R1
Dentre as atribuições do estudante do R1 de Endocronologia, temos:
- Dominar a anamnese e a realização do exame físico completo, geral e específico.
- Manejar o cuidado do paciente, sob a concepção da centralidade na pessoa, especialmente nos casos de doenças crônicas, com forte componente psicossocia. Deve ainda manejar pacientes resistentes às orientações iniciais, valorizando o papel do familiar/cuidador na adesão ao tratamento.
- Dominar o plano terapêutico, levando em consideração seu nível social e incluindo medidas não-farmacológicas.
- Dominar a classificação e critérios de diagnóstico de diabetes mellitus através dos critérios existentes (nacionais e internacionais), incluindo o diabetes gestacional.
- Diagnosticar e manejar o paciente com hipotireoidismo e hipertireoidismo.
- Avaliar a indicação da cirurgia tireoidiana de acordo com os critérios do consenso brasileiro e dominar o manejo pré e pós-operatório.
- Dominar o metabolismo do cálcio, fósforo e da vitamina D, sabendo realizar o diagnóstico de deficiência da Vitamina D.
- Dominar o diagnóstico e tratar osteoporose, classificando-a etiologicamente.
- Avaliar os diferentes tipos de corticoide e sua bioequivalência na corticoterapia, implantando efetivamente um desmame coerente.
- Dominar o classificar as dislipidemias, a partir dos conhecimentos em metabolismo dos lipídeos.
- Dominar o diagnóstico e classificação etiológica de obesidade e realizar tratamento conforme as particularidades individuais do paciente.
Segundo Ano – R2
Dentre as atribuições do estudante do R2 de Endocronologia, temos:
Conclusão sobre as melhores residências em Endocrinologia
Para quem quer se qualificar e se diferenciar no mercado de trabalho e no atendimento ao paciente, é importante saber quais são as melhores residências em Endocrinologia.
Se o treinamento é qualificado e reconhecido, o médico irá se aperfeiçoar e se preparar para enfrentar os desafios mais difíceis que a especialidade oferece.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é o melhor parâmetro na hora de definir quais são as melhores residências. Vale a pena consultar a cada ano o seu site para conferir as instituições cadastradas.
Se prepare para ser aprovado de primeira nas provas de residências de endocrinologia
A endocrinologia é uma área da medicina que, apesar de ter crescido muito nos últimos 10 anos, ainda tem muito a se desenvolver e expandir. É uma ótima oportunidade de especialização, com amplo campo de atuação.
Para você passar de primeira na prova de residência em endocrinologia, você precisa se preparar muito. Sabemos é dificil conciliar o final da residência de clínica médica (o pré-requisito) com o estudo. Mas, a Sanar te ajuda nessa tarefa!
Não perca tempo e garanta a sua aprovação com quem entende do assunto: A Sanar Residência Médica. Ela vai, juntamente com você, te ajudar a montar o seu plano de estudo de acordo com a sua necessidade, adquando-se a rotina da residência, fazendo essa etapa ser mais tranquila.
Aproveite a oportunidade e acesse nossos cursos de R1 completos e gratuitos por 10 dias. Basta clicar na imagem abaixo:
Sugestão de leitura complementar
- As melhores residências em Clínica Médica – Sanar Medicina
- Endocrinologia: residência, áreas de atuação, rotina e mais – Sanar Medicina
- Rotina da residência em Endocrinologia e Metabologia – Sanar Medicina
- Melhores residências em Pneumologia
- Melhores residências em cirurgia da mão