Residência Médica

As melhores residências em Clínica Médica

As melhores residências em Clínica Médica

Compartilhar

Sanar Residência Médica

6 min há 280 dias

Neste post falaremos sobre as melhores residências de Clínica Médica do país. A especialidade de Clínica Médica conta com o maior número de profissionais médicos no país. Um total de 42.728 títulos já foram emitidos, de acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil de 2018. 

A especialidade, sem dúvidas, é que a oferece o maior número de vagas de residência nos processos seletivos. Isto porque, na maioria das vezes, a Clínica Médica é exigida como pré-requisito para várias outras especialidades. 

O salário médio do Clínico geral gira em torno de R$ 7.000,00. O médico formado em Clínica Médica está apto para cuidar de doenças não cirúrgicas em adultos.

As principais áreas de atuação são em ambulatório/consultório e nos plantões, tanto no serviço público quanto no privado. Há ainda a opção de concurso público, podendo atuar no serviço civil, corpo de saúde de Bombeiros, Polícia militar e Forças armadas.

Metodologia

Determinar a melhor residência na especialidade de Clínica Médica é um trabalho árduo e minucioso. Por isso, neste momento, listaremos algumas das melhores residências de Clínica Médica com base na expertise dos especialistas e critérios objetivos.

Hospital das Clínicas da USP

O Hospital das Clínicas da USP é reconhecidamente um dos melhores locais para residência em Clínica Médica. O hospital foi inaugurado em 1931 e conta atualmente com diversos institutos, como o famoso Instituto do Coração (InCor) e o Instituto da Criança. 

A residência em Clínica Médica tem duração de 2 anos e é realizada, na maior parte do tempo, no complexo Hospital das Clínicas da FMUSP, considerado o maior complexo de saúde da América Latina. 

Hospital de Clínicas da Unicamp

O Hospital de Clínicas da Unicamp constitui-se um dos pilares de excelência da saúde pública do Estado de São Paulo. Além de ser centro de referência nacional em serviços terciários, é também considerado um dos maiores hospitais universitários do país.

O programa de residência médica da Unicamp é um dos mais concorridos e visados do país. O residente passará por estágios em Medicina Interna, Medicina de Urgência, Especialidades Clínicas, Plantões e Unidades Básicas de Saúde. 

Hospital das Clínicas da Unifesp

O Hospital São Paulo é o hospital universitário da Unifesp, campo de prática da famosa Escola Paulista de Medicina. O hospital é considerado um dos melhores centros formadores de médicos, já com 77 anos de atividade.

No primeiro ano da residência em Clínica Médica na Unifesp, o residente passará por enfermarias e ambulatórios, plantões em pronto-socorro, bem como estágios em UTI. Já no segundo ano, a residência se concentra mais em atividades ambulatoriais, mas também há atividades em UTI e PS’s. 

Conceito da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica foi fundada em 1986. Hoje possui mais de 13 mil sócios e mais de 4 mil títulos de especialista concedidos. 

Para obtenção do título de Clínica Médica, o médico deverá ter, no mínimo, 3 anos de formado, além de diploma oficial de residência em Clínica Médica. 

A prova consiste em 80 questões de múltipla escolha, sendo essa a primeira etapa e compondo 80% da nota. A segunda etapa consiste em análise curricular, que compõe 20% da nota. 

A SBCM posicionou-se contra o aumento do tempo de residência de 2 para 3 anos. A sociedade afirma que o tempo de 2 anos é suficiente para formação completa do médico em Clínica Médica.

Em 2018, a Sociedade lançou a campanha de valorização do clínico, buscando conscientizar a sociedade e os profissionais de saúde sobre a importância do médico clínico que, quando bem formado, é capaz de resolver até 70% dos problemas de saúde de uma população. 

Conclusão sobre as melhores residências em Clínica Médica

Escolher bem a residência em Clínica médica é etapa crucial na formação do médico especialista. Isso porque a Clínica Médica é a especialidade mãe de todas as outras subespecialidades clínicas, aquela que formará a base necessária para as demais.

Os programas de residência médica aqui apresentados são apenas um recorte daqueles mais citados pelos especialistas. 

Há muitas boas residências em Clínica Médica, e o número de vagas ofertadas nos processos seletivos costumam ser altos, o que é um ponto positivo que deve ser levado em conta no momento da escolha. 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Conheça as melhores residências médicas:

Referências

Confira o vídeo:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.