Internato

Confira um caso clínico de Cirurgia sobre Gravidez Ectópica Rota

Confira um caso clínico de Cirurgia sobre Gravidez Ectópica Rota

Compartilhar
Imagem de perfil de SanarFlix

Índice Gravidez Ectópica Rota

Identificação do paciente

Paciente, sexo feminino, 19 anos.

Queixa principal

Dor abdominal há 3 anos.

História da doença Atual (HDA)

Paciente deu entrada na unidade de emergência, com queixa principal de dor abdominal difusa há 3 horas.

A paciente referiu mal estar há cerca de 3 horas após ingerir frutos do mar e dor que teve início em região de flancos, principalmente o direito, mas que logo se estendeu para todo o abdome. Refere também episódios de lipotímia e um episódio de síncope desde o início da dor.

Relata que constantemente tem tido náusea e vômito, nega febre.

Antecedentes pessoais, familiares e sociais

Também relatou que a DUM foi há 4 dias atrás, tem vida sexual ativa, G0P0A0. Negou comorbidades e uso de medicamentos. Relata ser tabagista e faz uso de bebida alcoólica socialmente.

Exame físico

Dados vitais: PA de 140X90 mmHg, FC: 115bpm, FR:26ipm.

Geral: a paciente estava lúcida e orientada em tempo e espaço, apresentava palidez (+/IV),taquicardia, dispneica, sudoreica.

Abdome: levemente distendido com RHA presentes e doloroso à palpação, principalmente em quadrante inferior direito.

Conduta Gravidez Ectópica Rota

A conduta inicial realizada pelo cirurgião da unidade de emergência foi expansão volêmica com 1L de RL, analgesia (Dipirona de 500mg), observação e solicitação de hemograma e ß-HCG. Além disso, foi solicitado também a realização de USG.

Após 2 horas do início do quadro, a paciente evoluiu com hipotensão, pulso radial filiforme, palidez (++++/IV), leve confusão mental, abdome super distendido, FC 45bpm.

O ß-HCG negativo e hemoglobina de 6,0 g/Dl. A USG indicou útero e ovários normais e ausência de massa sólida ou cística em anexos, porém com grande quantidade de líquido em Fundo de Saco de Douglas.

A paciente foi imediatamente encaminhada ao centro cirúrgico para uma laparotomia exploratória. A cavidade abdominal mostrava grande quantidade de sangue e trompa direita rota. Foi realizada a salpingectomia direita, limpeza e aspiração da cavidade abdominal.

Após o procedimento cirúrgico, evoluiu com hipotensão, taquicardia, palidez e hemoglobina de 5.4 g/dL sendo necessário reposição volêmica e de hemoderivados. Além disso, apresentou também diurese de 1000ml em 2 horas, febre e dor lombar à direita. Ao exame físico, foi constatado Giordano +.

Foram solicitados novos exames e o sumário de urina apresentou piúria, hematúria e bacteriúria e leucócitos de 13500/mm³.

Posts relacionados