Índice
Índice Gravidez Ectópica Rota
Identificação do paciente
Paciente, sexo feminino, 19 anos.
Queixa principal
Dor abdominal há 3 anos.
História da doença Atual (HDA)
Paciente deu entrada na unidade de emergência, com queixa principal de dor abdominal difusa há 3 horas.
A paciente referiu mal estar há cerca de 3 horas após ingerir frutos do mar e dor que teve início em região de flancos, principalmente o direito, mas que logo se estendeu para todo o abdome. Refere também episódios de lipotímia e um episódio de síncope desde o início da dor.
Relata que constantemente tem tido náusea e vômito, nega febre.
Antecedentes pessoais, familiares e sociais
Também relatou que a DUM foi há 4 dias atrás, tem vida sexual ativa, G0P0A0. Negou comorbidades e uso de medicamentos. Relata ser tabagista e faz uso de bebida alcoólica socialmente.
Exame físico
Dados vitais: PA de 140X90 mmHg, FC: 115bpm, FR:26ipm.
Geral: a paciente estava lúcida e orientada em tempo e espaço, apresentava palidez (+/IV),taquicardia, dispneica, sudoreica.
Abdome: levemente distendido com RHA presentes e doloroso à palpação, principalmente em quadrante inferior direito.
Conduta Gravidez Ectópica Rota
A conduta inicial realizada pelo cirurgião da unidade de emergência foi expansão volêmica com 1L de RL, analgesia (Dipirona de 500mg), observação e solicitação de hemograma e ß-HCG. Além disso, foi solicitado também a realização de USG.
Após 2 horas do início do quadro, a paciente evoluiu com hipotensão, pulso radial filiforme, palidez (++++/IV), leve confusão mental, abdome super distendido, FC 45bpm.
O ß-HCG negativo e hemoglobina de 6,0 g/Dl. A USG indicou útero e ovários normais e ausência de massa sólida ou cística em anexos, porém com grande quantidade de líquido em Fundo de Saco de Douglas.
A paciente foi imediatamente encaminhada ao centro cirúrgico para uma laparotomia exploratória. A cavidade abdominal mostrava grande quantidade de sangue e trompa direita rota. Foi realizada a salpingectomia direita, limpeza e aspiração da cavidade abdominal.
Após o procedimento cirúrgico, evoluiu com hipotensão, taquicardia, palidez e hemoglobina de 5.4 g/dL sendo necessário reposição volêmica e de hemoderivados. Além disso, apresentou também diurese de 1000ml em 2 horas, febre e dor lombar à direita. Ao exame físico, foi constatado Giordano +.
Foram solicitados novos exames e o sumário de urina apresentou piúria, hematúria e bacteriúria e leucócitos de 13500/mm³.