Residência Médica

Conheça a atuação da ANMR, a Associação Nacional de Médicos Residentes

Conheça a atuação da ANMR, a Associação Nacional de Médicos Residentes

Compartilhar

Sanar Residência Médica

3 min há 272 dias

Até então pouco conhecida, a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) é responsável por representar os interesses dos médicos que estão em processo de especialização. Fundada no final dos anos 1960, com o objetivo de conquistar a regulamentação da Residência Médica no Brasil, a ANMR acompanha o processo de formação de 38,2 mil médicos residentes.

A gestão atual da ANMR tem como presidente o doutor Euler Nicolau Sauaia Filho. Segundo ele, o maior ganho de médicos residentes reunidos em associação é o impacto causado por diversas vozes em conjunto. Segundo ele, é preciso ser independente e autônomo, mas estar dentro de um grupo torna as conquistas mais fáceis.

Atuação da ANMR

A ANMR tem estatuto de diretoria e sede em São Paulo, com associações regionais em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Goiás e Brasília. Mas é apenas a associação nacional que tem voz na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e cadeira na reunião do conselho da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). 

A atuação da ANMR é acompanhando denúncias de abusos, remanejamentos injustos, descaracterização do programa de Residência Médica, falta de preceptoria, atrasos no pagamento da bolsa e qualquer outra situação que esteja assegurada na legislação. O objetivo é mesmo garantir que os direitos dos médicos residentes sejam cumpridos pelas instituições.

Quando isso não acontece, as demandas são apresentadas na CNRM. Quando o caso é mais complexo, uma comissão é definida para julgar o processo e estabelecer os encaminhamentos necessários. 

Exemplo disso é situação em que há falta de preceptores ou a estrutura de aprendizado é precária, quando envolve recursos. Por outro lado, casos de transferência são mais rápidos e podem ser resolvidos direto com as instituições. 

Relação com os médicos residentes

A ANMR tenta manter aberto o canal com os médicos residentes. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que exigiu formas mais rápidas de comunicação, o perfil da ANMR no Instagram tem sido o canal mais utilizado, além do Telegram. 

Através das redes sociais, os médicos residentes podem indicar as demandas em aberto nas instituições onde estudam. Entre elas, falta de preceptores ou de equipamentos de proteção individual, atraso na bolsa auxílio, não-cumprimento da legislação quanto à garantia de moradia e alimentação. 

O presidente da ANMR, doutor Euler Sauaia Filho se orgulha de conseguir dar mais resolutividade e rapidez às demandas, muito graças ao uso das redes sociais ao invés de protocolos. Uma assessoria de comunicação filtra as demandas e orienta quanto ao que é mais importante, ou que precise de intervenção direta e imediata.

Contatos da ANMR:

E-mail: anmr@anmr.org.br
Instagram: @anmr_oficial
Telegram: ANMR – Grupo Oficial 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.