Residência Médica

Desafios do Internato de Cirurgia Geral

Desafios do Internato de Cirurgia Geral

Compartilhar

Sanar Residência Médica

5 minhá 115 dias

São vários desafios do Internato de Cirurgia Geral, afinal a especialidade é uma das mais temidas pelos internos. É um rodízio intenso, com carga horária elevada e além das demandas de conteúdos, há também atividades no centro cirúrgico para acompanhar e/ou instrumentar as cirurgias.

Segundo a Demografia Médica no Brasil em 2018, a Cirurgia Geral é a terceira especialidade com mais profissionais, atrás apenas de Clínica Médica e Pediatria. São 34.065 especialistas no país (8% do total de especialidades).

Como consequência, também é uma das especialidades mais concorridas nas provas de residência. Na prova da USP de 2020, por exemplo, Cirurgia Geral esteve entre as mais concorridas, com 9,8 candidatos/vaga.

Sem dúvidas é uma área que envolve muitas complexidades. Para conhecer um pouco mais sobre os desafios do Internato de Cirurgia Geral, convidamos Edvaldo Pereira, interno do 5º ano na Universidade do Estado da Bahia. O seu estágio em Cirurgia Geral foi feito no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador/BA.

A importância da Cirurgia Geral no internato

A Cirurgia Geral é uma área indispensável durante o internato. Além do aprendizado teórico, o rodízio possibilita treinamento em emergências e acompanhamento do paciente desde o início do atendimento, passando pela clínica e cirurgia, como nos conta Edvaldo:

“O rodízio de Cirurgia geral foi um divisor de águas. Tive a oportunidade de ter contato com muitas emergência cirúrgicas e isso contribuiu para minha formação. Além disso, a experiência em acompanhar os casos da porta até a sala de cirurgia e, em seguida, o pós cirúrgico foi um diferencial. Acompanhar de perto a evolução dos pacientes foi uma experiência que guardo até hoje.”

Edvaldo também considera que o rodízio de Cirurgia Geral durante o internato reflete positivamente na carreira como médico: “É um estágio que possibilidade ampliar a visão do clínico sobre as principais afecções cirúrgicas e, dessa forma, contribuir para o melhor manejo destas situações.”, conta.

O que mais gostou

Para Edvaldo, a atuação em cirurgias e o acompanhamento de pacientes foram duas das coisas que ele mais gostou durante o internato de Cirurgia Geral.

“O seguimento de alguns casos da entrada na emergência, participar do procedimento cirúrgico e, por fim, acompanhar o paciente na enfermaria até o momento da alta”, afirma ele sobre o que mais o agradou durante o rodízio de Cirurgia Geral.

“Essa vivência ajudou a criar uma linha de raciocínio mais sólida”, acredita ele.

O que menos gostou

Ao mesmo tempo, Edvaldo relata que suas expectativas não foram contempladas em relação aos procedimentos. Isso porque, em sua visão, ele não pode realizar tantos procedimentos quanto gostaria “Infelizmente, durante a minha experiência, não tive oportunidade de fazer muitos procedimentos”, diz.

Conclusão sobre os desafios do Internato de Cirurgia Geral

São muitos desafios do internato de Cirurgia Geral para quem passa por esse rodízio. A alta carga horária e a cobrança por desenvolver habilidades práticas e teóricas são algumas demandas que fazem deste um dos rodízios mais cansativos.

No entanto, esse também é um momento em que possibilita ao interno grandes aprendizados que serão essenciais para a vida profissional.

Para lidar com esses desafios e aproveitar tudo que o internato de Cirurgia Geral tem a oferecer, Edvaldo traz algumas orientações que podem ser muito úteis para quem deseja lidar com os desafios do Internato de Cirurgia Geral.

“Estude bem seus pacientes e chegue cedo no hospital para ter mais tempo de discutir os casos com a preceptoria/residente. Isso será fundamental para acompanhar outros casos e procedimentos/cirurgias para uma experiência completa”, finaliza.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Conheça as melhores residências médicas:

Veja também:

Veja a Rotina da Residência por especialidade!

Referências:

Residência Médica: concorrência da FMUSP-SP por especialidade

Rotina da residência em Cirurgia Geral

Residência de Cirurgia Geral: você sabe realmente como é?

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.