Carreira em Medicina

Escore ASPECTS para AVC isquêmico agudo: você sabe o que é?

Escore ASPECTS para AVC isquêmico agudo: você sabe o que é?

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

O Escore ASPECTS (Alberta stroke program early CT score) foi desenvolvido como uma forma de simplificar e avaliar as alterações isquêmicas precoces na TC de crânio sem contraste.

Este score faz parte da decisão clínica de conduzir o paciente ou não para trombectomia, em casos de AVC isquêmico com tempo <6h dos sintomas e circulação anterior.

Qual a função do escore ASPECTS?

O escore ASPECTS avalia 10 áreas em 2 cortes axiais na TC de crânio. Cada área corresponde a 1 ponto, assim, o escore varia de 0 a 10, sendo 10 o escore “normal”.

Para cada região sem alterações na TC de fase aguda, conta-se um ponto. Cada região que apresente hipodensidade ou edema focal, perde-se um ponto. Ou seja, se 3 regiões na TC apresentaram hipodensidade, o ASPECTS será de 7 pontos. Se apenas 1 teve alteração, o ASPECTS será de 9 pontos. Deu pra entender?

Quais as principais regiões avaliadas no escore de ASPECTS?

Regiões subcorticais da imagem ao nível dos gânglios da base:

  1. Caudado
  2. Lentiforme
  3. Cápsula interna

Regiões corticais da imagem:

  1. Córtex artéria cerebral média (ACM) anterior (M1)
  2. Córtex ACM lateral (M2)
  3. ACM posterior (M3)
  4. Insula
  5. ACM anterior (M4)
  6. Córtex ACM lateral (M5)
  7. Córtex ACM posterior (M6)
A: circulação anterior; P: circulação posterior; C: caudado; L: lentiforme; IC: cápsula interna; I: fita insular; MCA: artéria cerebral média; M1: córtex MCA anterior; M2: córtex MCA lateral à fita insular; M3: córtex MCA posterior; M4, M5 e M6 são territórios MCA anterior, lateral e posterior imediatamente superiores a M1, M2 e M3, rostral aos gânglios basais. Fonte: Uptodate. Neuroimaging of acute ischemic stroke.

O Escore ASPECTS é limitado para o território da artéria cerebral média. Não é aplicável no AVC lacunar ou de tronco cerebral.

Como interpretar o escore de ASPECTS?

Os valores de ASPECTS que estão próximos de 10, indicam áreas de isquemia mais restritas (melhor prognóstico). J´a os valores mais próximos de 0, relatam isquemias mais extensas, que tem um pior prognóstico.

Além disso, não existe um ponto de corte claro do valor do score ASPECTS que indique ou contraindique o tratamento com trombólise ou trombectomia. Contudo, quando há uma avaliação desse score, uma avaliação clínica e com outros exames complementares é possível escolher a melhor decisão terapêutica para o paciente.

Em alguns hospitais já existem softwares de avaliação automatizada do ASPECTS, o reduz discordâncias entre diferentes observadores e permite uma avaliação mais rápida no atendimento de urgência.

Quais as limitações do escore de ASPECT?

O score ASPECTS foi pensado para avaliar os territórios cerebrais irrigados pela artéria cerebral média. Dessa forma, as principais limitação desse sistema são:

  • Incapacidade de trazer informações sobre isquemias em outros territórios arteriais;
  • Dimensões diferentes são representadas por pontuações iguais na avaliação do score;
  • Necessidade de aplicação do método com outros exames complementares.

Conheça a Pós em Medicina de Emergência

Quer se aprofundar nesse e em outros temas essenciais para a sua prática segura no dia a dia do pronto-socorro? A Pós em Medicina de Emergência, com aulas online e ao vivo, possui aprofundamento de conteúdo através da nossa metodologia drive-by-doctor, em que você é colocado na sua devida posição: a tomada de decisões.

Invista em sua carreira médica agora mesmo. Conheça a Pós em Medicina de Emergência!

Perguntas Frequentes

1 – Para que serve o score ASPECTS?

O Escore ASPECTS serve para avaliar as alterações isquêmicas precoces na TC de crânio sem contraste.

2 – Como ele faz isso?

O escore ASPECTS avalia 10 áreas em 2 cortes axiais na TC de crânio. Cada área corresponde a 1 ponto, assim, o escore varia de 0 a 10, sendo 10 o escore “normal”.

3 – Qual sua principal limitação?

Ele é limitado apenas ao território da artéria cerebral média.

Referências bibliográficas

  • Medicina de emergências: abordagem prática / Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antonio Brandão Neto, lrineu Tadeu Velasco. 11. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2017.
  • Filho J. Neuroimaging of acute ischemic stroke. UptoDate, 2021. Acesso em 25 de junho de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com.

Créditos da imagem:

Tecnologia vetor criado por macrovector – br.freepik.com

Sugestão de leitura complementar