Carreira em Medicina

Aprenda quais são os sinais precoces do AVC na TC

Aprenda quais são os sinais precoces do AVC na TC

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

Os sinais precoces do AVC podem ser sutis. Infelizmente, tanto subestimar quando superestimar os sinais são bastante comuns na prática médica. No entanto, uma TC bem interpretada é capaz de excluir um grande infarto com alta especificidade. Por isso, esteja atento aos sinais sugestivos de AVC isquêmico no seu plantão.

Na fase hiperaguda do AVC, a tomografia computadorizada (TC) de crânio sem contraste é o exame de imagem que deve ser solicitado para excluir hemorragia. A TC é essencial, pois a conduta no AVC hemorrágico e isquêmico são totalmente diferentes.

A TC sem contraste deve ser obtida o mais rápido possível, assim que o paciente estiver clinicamente estável. Em muitos hospitais, o paciente vai direto para o scanner de TC antes de passar pelo departamento de emergência. Em alguns países é crescente o número de ambulâncias com tomógrafos.

Você consegue identificar quais são os sinais precoces que sugerem AVC isquêmico?

Fonte: UptoDate. Neuroimagem de AVC isquêmico agudo.
  1. Perda da diferenciação da substância branco e cinzenta nos gânglios da base
  2. Apagamento dos sulcos corticais
  3. Apagamento da ínsula e fissura de Sylvius
  4. Hipoatenuação cortical
  5. Hiperdensidade da artéria cerebral média

O apagamento da insula e fissura de Sylvius é um sinal precoce de infarto na TC no território da artéria cerebral média, muito indicativo e sutil.

Na imagem acima, vemos hipodensidade e apagamento de sulco cortical. Há também redução da diferenciação da substância branca e cinzenta nas regiões indicadas pelas pontas de seta.

A seta amarela indica sinal de hiperdensidade da artéria cerebral média. Isso é resultado de trombo ou êmbolo. Fonte: https://radiologyassistant.nl/neuroradiology

Complemente seu raciocínio clínico aprendendo sobre tipos de AVC. Melhore seu atendimento aprendendo sobre achados clínicos no AVC, AVC isquêmico ou ainda o código do AVC no CID-10.

Veja também quais exames solicitar no paciente com AVC e aprenda sobre o escore ASPECTS para AVC isquêmico agudo.

Saiba os pontos principais no AVC hemorrágico e especificamente na Hemorragia subaracnóidea espontânea (HSA), a conduta no AVC isquêmico e hemorrágico, quais são os achados da TC de um paciente com suspeita de AVC isquêmico, como prevenir um novo episódio de AVC e muito mais.

Invista em sua carreira médica

Prepare-se para os seus plantões com a Pós em Medicina de Emergência. Com aulas online e ao vivo, você pode estudar quando e onde quiser, sem abrir mão da sua carreira!

Baixe agora o Conteúdo Programático da Pós em Medicina de Emergência e conheça mais!

Referências

Medicina de emergências: abordagem prática / Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antonio Brandão Neto, lrineu Tadeu Velasco. 11. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2017.

Filho J. Neuroimaging of acute ischemic stroke. UptoDate, 2021. Acesso em 25 de junho de 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com.

Imaging in Acute Stroke. Acesso em 25 de junho de 2021. Disponível em: https://radiologyassistant.nl/neuroradiology.