Anúncio

Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE)

Índice

EXCLUSIVO PARA MÉDICOS

Primeira parcela por R$ 99

Garanta sua vaga de 2026 com o valor de 2025!

Dias
Horas
Min

Confira um artigo completo que falamos sobre a Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) para esclarecer todas as suas dúvidas. Ao final, confira alguns materiais educativos para complementar ainda mais os seus estudos.

Boa leitura!

Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho

Os corpos estranhos (CE) são pequenas partículas, de variada origem e constituição física que, muitas vezes, apesar de aparentemente inofensivas devido ao tamanho, podem causar danos físicos e desconforto sério.

A entrada de corpos estranhos no copo humano é um acidente comum e, muitas vezes, inesperado. Vários tipos de objetos estranhos ao nosso corpo podem penetrar acidentalmente nos olhos, ouvidos, nariz e garganta, e cada tipo afeta significativamente o grau de reação do tecido na região onde se estabelece.

É importante o rápido reconhecimento da penetração do corpo estranho no indivíduo. Em todos os casos de atendimento é preciso agir com precisão, manter a calma e tranquilizar o acidentado. O conhecimento e a serenidade sobre o que está fazendo são fundamentais para o trabalho de primeiros socorros.

A obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE) consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. Essa condição pode ser um evento potencialmente fatal. Ela é mais comum em crianças do que em adultos, sendo relados 80% dos casos em paciente menores de 15 anos e os 20% restantes em maiores de 15 anos, segundo dados do Conselho de Segurança Nacional.

A incidência parece não ter viés de gênero, sendo que, no que diz respeito a faixa etária, nas crianças, nozes, sementes e outros materiais orgânicos são responsáveis pela maioria dos corpos estranhos. No entanto, em adultos, a natureza dos objetos inalados é altamente variável, podendo ser desde um material orgânico (alimentos) a inorgânico (unha, alfinete, próteses, etc.).

SE LIGA! Diante de um paciente com asfixia, caso as funções respiratórias não sejam restabelecidas dentro de 3 a 4 minutos, as atividades cerebrais cessam totalmente, ocasionando a morte. O oxigênio é vital para o cérebro.

Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho em Adultos

Quando suspeitar?

Vítimas com obstrução da via aérea, se não forem socorridas a tempo, podem evoluir para uma PCR. Existe um procedimento, chamado manobra de Heimlich, que qualquer pessoa pode fazer na tentativa de retirar o corpo estranho de uma vítima de engasgo. Para isto, o socorrista deverá estar treinado e identificar os sinais de engasgo.

A obstrução no adulto geralmente se apresenta como um quadro agudo com sintomas variados diante do grau de obstrução, bem como da localização e do período de tempo em que o corpo estranho está nas vias aéreas. Durante a avaliação clínica, o paciente pode encontra-se com as mãos no pescoço tossindo, agitado, com dificuldade de respirar e cianose, sinais sugestivos de sufocamento. Algumas vezes, o paciente pode apresentar-se com sons respiratórios agudos (sibilo ou estridor) ou ausência de som.

Como avaliar a gravidade?

Diante um paciente com quadro de OVACE, o socorrista deve estabelecer o grau de obstrução do paciente, a partir da avaliação clínica inicial. Isso permitirá com que seja estabelecida a conduta apropriada para cada caso.

Os casos leves são aqueles em que o paciente encontra-se com uma obstrução parcial da via aérea, responde aos comandos do socorrista, tosse e está com a respiração preservada. Já nos quadros mais graves, a vítima, consciente ou inconsciente, apresenta uma obstrução total da via aérea, não conseguindo falar ou tossir, além de apresentar ruídos na respiração.

Posts relacionados

Compartilhe este artigo:

Primeira parcela por R$ 99

Garanta sua vaga de 2026 com o valor de 2025! Consulte condições.

Anúncio