Residência Médica

As melhores residências em Oftalmologia

As melhores residências em Oftalmologia

Compartilhar

Sanar Residência Médica

8 min há 345 dias

Apontar as melhores residências em oftalmologia não é tarefa fácil. Todas as regiões do Brasil têm pelo menos uma Residência em Oftalmologia de referência e reconhecida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). As instituições de ensino e de saúde formam os médicos residentes no cuidado a um dos principais sentidos do ser humano, a visão.

Para tanto, são trabalhadas disciplinas como Anatomia, Optometria, Microbiologia, Neuroanatomia, Imunologia e Parasitologia, entre outras específicas à formação.

Após a residência, o médico oftalmologista pode ainda fazer subespecialização para aprofundar ainda mais seus conhecimentos em áreas específicas, como Cirurgia Refrativa, Plástica Ocular e Problemas da Retina. 

No geral, a rotina do oftalmologista vai depender do estabelecimento no qual ele trabalha. Se optar por consultórios, o dia a dia é repleto de atividades de atendimento, diagnóstico e prescrição de óculos e colírios. Plantões são mais comuns aos profissionais que optarem pela área de Cirurgia de Trauma Ocular.

O profissional também pode abrir o próprio negócio, mas o investimento é alto, devido aos elevados preços dos equipamentos. Outra possibilidade é apostar em concursos públicos.

Em um mercado de trabalho considerado restrito e competitivo, a média salarial de um oftalmologista é R$ 5.088,12, para uma jornada de trabalho de 19 horas semanais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).  

As melhores residências em Oftalmologia do país

As Residências em Oftalmologia são credenciados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que autoriza a formação a partir de uma série de exigências em termos de titulação dos professores, carga horária e condições de ensino. O programa de Residência médica é de acesso direto, ou seja, não exige nenhuma outra residência prévia. São três anos de treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais. 

Entre as instituições que oferecem as melhores residências em Oftalmologia, separamos as seguintes. 

Universidade Federal do Pará – Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza – HUBFS

A Unidade de Visão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza foi inaugurada em 2002, e é considerado um centro de referência em Oftalmologia no Pará e na região norte. Os serviços oferecidos incluem consultas especializadas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, ambulatorial e de internação. A unidade tem como diferencial o atendimento de média e alta complexidades e tem estrutura para realização de exames, como mapeamento de retina, ultrassonografia ocular, retinografia simples, teste do olhinho, biometria ultrassônica, angiografia, campimetria, tomografia espectral 3D, panfotocoagulação, capsulotomia e iriditomia. As cirurgias incluem catarata e catarata congênita, estrabismo, órbita, plástica ocular, transplante de córnea, exérese de pterígio e calázio. 

Contato 

  • Telefone: (91)  3201-7810 
  • E-mail: oftalmobettina@hotmail.com

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão

O Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) ficou em 14º lugar entre 85 instituições de todo o país na Prova Nacional de Oftalmologia.

Desde 2013 a unidade é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Durante o programa de Residência Médica, os alunos são inseridos na rotina do serviço, com vivência no ambulatório e no centro cirúrgico, com curso básico em São Paulo, realizado no início do programa em parceria com a Escola Paulista de Medicina.

Os residentes passam também por aulas teóricas e imersão em pesquisas científicas. A unidade de saúde tem estrutura para atendimentos ambulatoriais e cirurgias de alta e média complexidade, com salas de ambulatório, cirúrgicas, de recuperação pós-anestésica e de treinamento, para procedimentos como cirurgia de catarata, correção de estrabismo, transplante de córnea e cirurgia antiglaucomatosa.

Contato

  • Telefone: (98) 2109-1020
  • E-mail: oftalmo@huufma.br

Centro Oftalmológico de Cáceres – COC 

O Centro Oftalmológico de Cáceres (COC) atua há 18 anos no cuidado à saúde ocular em Mato Grosso, com estrutura que inclui consultórios completos, salas de exames equipadas com equipamentos modernos e centro cirúrgico.

A unidade possui departamentos de Transplante de Córnea, Uveíte, Vitrectomia, Refração, Catarata, Estrabismo, Córnea, Retina, Glaucoma e Plástica Ocular, e realiza 23 tipos de exames diferentes.

O programa de Residência Médica busca inserir o médico nas rotinas de um serviço de Oftalmologia com parque tecnológico, corpo clínico capacitado e atendimento especializado. 

Contato

  • Telefone: (65)3223-7100
  • E-mail: dm@cocmt.com.br  

H.Olhos São Gonçalo

O H.Olhos São Gonçalo é referência em transplante de córnea e no segmento de retina e vítreo, com infraestrutura que inclui equipamentos diagnósticos e cirúrgicos de ponta.

A unidade atende especialidades como Catarata, Doenças Externas e Transplante de Córnea, Glaucoma, Retina e Vítreo, Oftalmologia Geral e Pediátrica, Lente de Contato, Estrabismo e Plástica Ocular (Oculoplástica).

Há ainda atendimento de emergência 24 horas, sete dias por semana. O programa de Residência Médica está em funcionamento desde 2014, e anualmente disponibiliza duas vagas, através de processo seletivo.

Nesse programa, o objetivo é habilitar médicos a realizar diagnósticos oftalmológicos mais procurados no país; manejar casos clínicos e cirúrgicos mais simples; reconhecer e referenciar casos de alta complexidade a subespecialistas. 

Contato

  • Telefone: (21) 3715-9600
  • E-mail: diretoria@holhossg.com.br

Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO) é o maior estabelecimento de saúde exclusivamente dedicado à Oftalmologia em toda a região sul.

Atualmente, é o maior prestador de serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), com estrutura hospitalar e ambulatorial completa e bem implantada.

O hospital atua em todas as dimensões da assistência, como urgências e emergências, consultas eletivas, exames complementares, cirurgias, internação e reabilitação visual.

O programa de residência médica é desenvolvido na instituição e em outras unidades credenciadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. 

Contato

  • Telefone: (51) 3018-3144
  • E-mail: hbo@hbo.org.br  

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) foi fundado em 1941 e é a principal entidade representativa da especialidade no Brasil. A entidade é definida como associação científica e cultural que tem como missão promover a saúde visual e ocular da população.

O CBO é dirigido por cinco médicos oftalmologistas eleitos por seus associados para um mandato de dois anos. A entidade é filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), à Associação Pan-Americana de Oftalmologia (APAO), ao International Council of Ophthalmology (ICO) e membro da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB).

Contato

  • Telefone:  (11) 3266-4000
  • E-mail da Comissão de Ensino: fatima.Lutfi@cbo.com.br

Conclusão

A escolha da Residência Médica é uma das decisões mais importantes da carreira do médico, logo, é preciso estar munido de informações suficientes para embasá-la.

No caso de quem tem interesse em se especializar em Oftalmologia, são muitas as opções de residências em oftalmologia credenciadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

A área é importante para o cuidado à saúde da população, os médicos oftalmologistas são demandados no mercado, mas o número de oftalmologistas já especialistas torna a área concorrida, principalmente nos grandes centros.

Antes de decidir pela instituição onde desenvolver suas habilidades médicas em Oftalmologia, pondere também sobre o que coloca as instituições listadas entre as melhores de residências em Oftalmologia no Brasil.

O que têm em comum? Que estrutura de treinamento oferecem aos residentes? São fatores importantes para sua decisão. 

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

osts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.