Residência Médica

Melhores Residências em Cardiologia | Ligas

Melhores Residências em Cardiologia | Ligas

Compartilhar

Confira quais são as melhores residências em cardiologia do Brasil. Venha conhecer a instituição que você realizará prova da residência!

A cardiologia é a área médica que se estuda o coração e os grandes vasos. Ela possui uma ampla área de atuação, visto que hoje, um dos maiores problemas e causas de morte são as doenças cardiovasculares.

No Brasil, diversas instituições possuem residências médica em cardiologia. Entretanto, algumas ganham destaques em decorrência das suas pesquisas, cirurgias de alta complexidade e abrangência no atendimento.

Confira mais sobre as melhores residências médicas em cardiologia.

Mercado de trabalho para os residentes em cardiologia

Segundo dados da  Demografia Médica de 2023, cardiologia é a 8ª especialidade médica com maior número de especialista. Até o ano de 2022, tinham no Brasil, 20.324 profissionais registrados, o que corresponde à 51,4% dos médicos especialistas do país.

A cadiologia cresceu, nos últimos 10 anos, 75,7%. Apesar do grande crescimento, é uma área que tem uma prespectiva grande de continuar em ascensão.

O médico cardiologista no Brasil recebe um salário médio de  R$ 5.890,80 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais. O teto salarial é de R$ 16.460,31. Apesar desses valores, o salário é bastante relativo a depender das subespecialidades e da carga horária de trabalho.

Esses dados foram coletados do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, no período de janeiro à dezembro de 2022.

Perfil do médico cardiologista

O perfil do profissional que faz residência em cardiologia é predominantemente do sexo masculino (67,3%). A idade média do médico é de 49,9 anos.

Em relação os estados do Brasil, São Paulo é o estado que mais tem especialista. Em segundo lugar estar Rio de Janeiro, seguido de Minas Gerais.

Atualmente tem 1.180 residentes. Desses, 577 estão no R1 de cardiologia.

Conceito da Sociedade Brasileira de Cardiologia

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é a maior sociedade de cardiologia latino-americana. Ela é responsável pela organização do concurso de Título de Especialista em Cardiologia. Junto com o Fundo de Aperfeiçoamento de Pesquisa em cardiologia (SBC/FUNCOR), estimulam o aprimoramento e a pesquisa científica/tecnológica no campo da cardiologia.

Tem como objetivo ampliar e difundir o conhecimento em ciência cardiovascular, representar e promover o desenvolvimento do cardiologista. Além disso, realizar ações em prol da saúde cardiovascular no país e ser referência em associativismo médico e científico em âmbito nacional e internacional.

Residências em cardiologia

As residências em cardiologia tem como pré-requisito ter residência em clínica médica. Esta tem duração de 2 anos e envolve bastante dinamismo, a qual a sua rotina pode ser de admitir paciente leves ou até mesmo lidar com pacientes em estado crítico na UTI.

A residência em cardiologia tem duração também de 2 anos. Nela o profissional tem a oportunidade de atuar em ambulatórios, interconsultas, avaliação de métodos diagnósticos, plantões em unidades de pronto atendimento, UCOs e pós-operatórios de cirurgia cardíaca.

Para saber mais sobre a rotina do médico cardiologia e sobre a residência em cardiologia, acesse nossos textos: Cardiologia: residência, mercado de trabalho, remuneração e mais e Rotina na residência de Cardiologia

Melhores residências em cardiologia

Determinar a melhor residência na especialidade cardiologia, é um trabalho árduo e minucioso. Neste momento apenas apontaremos as melhores com base na expertise dos especialistas entrevistados e critérios objetivos. São elas:

  • Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP);
  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC);
  • Hospital de Clínicas da UNICAMP;
  • Beneficência Portuguesa (BP);
  • Hospital Ana Nery (SUS-BA);
  • Hospital Moinho de Vento (Porto Alegre-RS).

FMUSP

A FMUSP possui 54 programas de treinamento em áreas médicas reconhecidas. São 883 vagas credenciadas distribuídas em especialidades com acesso direto e com pré-requisito.

Parte da residência pode ser cumprida no Hospital Universitário (HU) da USP, ou no Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP), ou em unidades básicas de saúde.

O Instituto do Coração (INCOR) do HCFMUSP é um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas.

É um polo de atendimento a nível nacional e internacional, se destacando como um grande centro de pesquisa e ensino. É um dos três maiores centros de cardiologia do mundo em volume de atendimento e número de especialidades de cardiologia reunidas.

Também é o maior centro de ciência em cardiologia na américa latina e pioneiro no Brasil na introdução de várias tecnologias de última geração em diagnóstico por imagem.

IDPC

O IDPC tem três programas de Residência na área Cardiovascular:

  • Cardiologia Clínica com 66 vagas;
  • Cirurgia Cardiovascular com 8 vagas;
  • Cirurgia Vascular com 4 vagas.

Apresenta ainda 68 vas nas áreas de atuação específica (R3) como:

  • Ecocardiografia – 15 vagas;
  • Eletrofisiologia Clínica Invasiva – 12 vagas;
  • Ergometria – 10 vagas;
  • Hemodinâmica – 13 vagas;
  • Cardiologia Pediátrica – 12 vagas;
  • Cirurgia Endovascular – 4 vagas;
  • Transplante Cardíaco – 2 vagas, sendo o acesso obtido por meio de concurso público.

O IDPC é reconhecido como uma das mais prestigiadas instituição especializada na área cardiovascular. Não só pela introdução de inúmeras técnicas diagnósticas e terapêuticas como pelas pesquisas pioneiras realizadas.

BP

O hospital BP possui atendimento especializado em cardiologia 24 horas por dia. Sua estrutura conta com um parque hemodinâmico de altíssima tecnologia e que é considerado o maior da América Latina.

O hospital também possui uma Unidade Cardiológica Intensiva, com leitos dedicados ao cuidado intensivo dos clientes nesta especialidade.

UNICAMP

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp oferece programas de residência médica em 47 especialidades, tem 6 vagas para cardiologia e com carga horária de 60 horas semanais.

O HC é um dos pilares de excelência da saúde pública do estado de São Paulo. É considerado um dos maiores hospitais universitários do país e um centro de referência nacional em serviços terciários.

Hospital Moinho de Vento

O Hospital Moinhos de Vento é uma referência no setor da saúde. É um dos seis hospitais de excelência do país, reconhecido pelo Ministério da Saúde, e por meio do qual atua no Proadi-SUS.

O Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento foi constituído em 2004 para atender a importância das doenças do coração na população.

Dentro de um hospital geral, foi consolidado um grupo de excelência, de elevado reconhecimento nacional e internacional, muitos especialistas com formação em instituições nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Unido a isto, a instituição oferece tecnologia de ponta nas diversas áreas da medicina, com preocupação constante em atualizações científicas.

Hospital Ana Nery

O serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital Ana Nery funciona desde maio de 2005 prestando serviços sob a forma de Procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Angiologia, Cirurgia Vascular para pacientes do SUS.

É o único hospital público que presta assistência integral à criança cardiopata no Estado da Bahia, com uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas e intensivistas pediátricos. Em cirurgia cardiovascular pediátrica, o HAN é responsável por 60% dos procedimentos realizados no Estado pelo SUS.

Além disso, realiza transplantes cardíacos e tem serviço de hemodinâmica disponível 24h.

Conclusão sobre as melhores residências em cardiologia

Antes de escolher a residência e a instituição, o estudante deve avaliar alguns requisitos como:

  • Perfil do paciente que se deseja atender;
  • Gasto e retorno financeiro;
  • Tempo de investimento em formação;
  • Local em que se deseja trabalhar.

Não há como concluir qual é a melhor residência médica de cardiologia, visto que há diversas no Brasil que são bem conceituadas. Porém, sabe-se que São Paulo é o polo do Brasil, então tudo que é de mais moderno chega primeiro lá. Portanto, as residências em São Paulo são privilegiadas, tendo a FMUSP como a de maior destaque.

Trata-se de uma área que necessita de estudo e atualizações contínuas e é um curso longo, o qual pode chegar a 12 anos de formação e ter residência e mercado de trabalho concorrido.

Entretanto, a conclusão da residência de cardiologia permite trabalhar em qualquer local do país, já que as doenças cardiovasculares são muito prevalentes e possuem uma demanda bastante significativa em todo o mundo.

Opinião dos especialistas

Entrevistamos alguns especialistas na área da cardiologia. Veja o que eles tem a dizer sobre a residência médica:

Dr. Guilherme de Albuquerque Cavalcanti Mendes

Dr. Guilherme de Albuquerque Cavalcanti Mendes: “a qualidade da residência médica em cardiologia depende muito da estrutura física dos hospitais e do que eles podem oferecer”.

“Além disso, àqueles que apresentam um vínculo universitário acoplados a sua estrutura saem na frente, visto que une a prática médica à produção científica. Na minha opinião, a FMUSP apresenta uma estrutura acadêmica, científica, cirúrgica e hemodinâmica bastante eficaz. ”

Dr. Jairo Leal Soares Junior

Dr. Jairo Leal Soares Junior: “Para mim, as melhores residências médicas em cardiologia se localizam no estado de São Paulo, pelo simples motivo de que todas as atualizações médicas internacionais chegam primeiro lá.

Claro que há outras residências em outros locais como o PROCAPE no Recife, o Hospital Pro-Cardíaco no Rio de Janeiro e o Hospital do Coração de Messejana em Fortaleza que também possuem destaque nacional.

Porém, as residências de São Paulo são mais conceituadas e apresentam maior prestígio, sendo em ordem decrescente o Instituto do Coração do HCFMUSP, o Hospital Sírio-Libanês, o Instituto Dante Pazzanese e o Hospital Beneficência Portuguesa. ”

Autores, revisores e orientadores:

  • Autor(a): Bruno Leal Martins – @brunooleaal
  • Revisor(a): Letícia Figueirôa Silva – @lefigueiroa
  • Orientador(a): Dr. Guilherme de Albuquerque Cavalcanti Mendes – @guilherme.acmendes
  • Liga: Liga Acadêmica de Cardiologia da Paraíba – CARDIOLIGA-PB – @cardioligapb

Sugestão de leitura complementar

Confira o vídeo