Internato

Atendimento ambulatorial: o guia definitivo de sobrevivência

Atendimento ambulatorial: o guia definitivo de sobrevivência

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Há pouco tempo, a Sanar trouxe em um texto três passos para desenvolver segurança no atendimento de emergências médicas. Para o atendimento ambulatorial, o mesmo passo a passo também é válido. Dessa forma, esse texto “que vos fala” tem o objetivo de funcionar como seu guia de sobrevivência no ambulatório.

Hoje seguiremos a lógica do texto mencionado há pouco, então pode ser que você que já leu perceba essa organização. Caso você seja uma das pessoas que “dormiu na praia”, ainda dá tempo de “não deixar a onda levar“!

1. Planejando a rota

Antes de se começar uma viagem, é natural que nos preparemos, certo? Vamos colocar uma roupa adequada à atividade, checar as rotas possíveis, separar lanche e água… Da mesma forma acontece com a preparação para o atendimento ambulatorial! Não dá para chegar sem os conhecimentos básicos alinhados, certo?

Em outras palavras, é necessário estudar. Você pode estar querendo retrucar: “mas eu estudo todos os dias desde de que entrei na faculdade, eu já estudo!”. Então, já respondendo: calma, rapaz, a Sanar sabe que você estuda pra caramba.

O que queremos pontuar aqui é que o estudo precisa ser direcionado para a prática. Afinal de contas, durante a faculdade acabamos criando o hábito de estudar para responder as questões das provas, apenas.

O estudo para a prática é diferente, já que na hora do vamos ver, nem sempre há consulta e tudo pode estar interconectado.

O que estudar

É importante saber quais sãos as patologias mais comuns e encontradas nos atendimentos ambulatoriais. Cada cidade e estado tem epidemiologias diferentes, tendo algumas doenças mais prevalentes que outras.

No entanto, temos algumas enfermidades que estão sempre presente entre as queixas em ambulatórios não especializados:

  • Diabetes
  • Hipertensão Arterial Sistêmica
  • Doença Coronariana
  • Depressão

A conduta, plano diagnóstico e plano terapêutico delas devem estar bem consolidados nos conhecimentos do estudante e médico. É importante saber quais exames solicitar e quais medicamentos prescrever, bem como saber analisar possíveis resultados de exame.

A Sanar te ajuda com diversos exames e prescrição de medicamentos:

Como estudar

A dica valiosa que damos é estudar Síndrome Clínicas. Para isso, a Sanar traz para você 2 grandes livros que são fundamentais para organizar o raciocíonio clínico e orientar no diagnóstico:

São dois grandes livros que te ajudam a pensar diagnósticos sindrômicos, te direcionando ao diagnóstico etiologico correto e ajudando na conduta exata.

2. Seguindo o mapa… e o GPS

Após a preparação, que comecemos a viagem!

O fato de termos checado a rota antes não significa que não precisaremos de um mapa conosco durante o percurso, certo? Principalmente nas primeiras vezes que viajamos.

Então, no contexto de atendimento ambulatorial, qual é nosso mapa? Se você pensou em fluxos e condutas do ambulatório, você pensou correto! O Yellow Book – Ambulatório tem justamente o objetivo de ajudar a construir o raciocínio sobre os casos ambulatoriais. Ele é dividido em vários capítulos, de acordo com as especialidades. No final, traz ainda um bulário! Será que você precisa de algo a mais?

Yellowbook - Fluxos e Condutas: Ambulatório

3. Chegando ao destino

Bom, como é possível imaginar, o destino é o exercício de todos os conhecimentos na prática: nosso guia finaliza aqui.

Aproveitar o destino e traçar a viagem novamente, quantas vezes forem necessárias depende apenas de você.

Sugestão de leitura complementar