Carreira em Medicina

O que é um ECG?

O que é um ECG?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Dificuldades em laudar um ECG? Nós temos a solução perfeita para você! Acesse e confira tudo sobre o tema!

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que mede a atividade elétrica do coração. A análise dos traçados que são gerados no exame permitem analisar qualquer alteração que este órgão possa ter, ajudando a construir a conduta médica.

De todos os exames complementares, este, com certeza é um dos mais importantes. Então, ele é obrigatório em emergências e todos os médicos devem dominar a sua leitura.

Dentre as doenças que podem ser identificadas em um eletrocardiograma, temos, por exemplo:

  • Malformações congênitas;
  • Patologias das coronárias;
  • Aumento de cavidades cardíacas, dentre outras.

Por ser um exame barato e de fácil execução, este consegue, assim, diagnosticar essas doenças para intervir o mais precocemente possível, visando ao melhor cuidado do paciente.

Apesar disso, sabemos que esse é o exame mais temido dos médicos. É preciso laudar com rapidez e acertividade, já que o erro e o tempo perdido na medicina, podem custar a vida de um paciente.

A Sanar, pensando nisso, trouxe o Manual de ECG exclusivamente para você. Nele, temos disponíveis as bases necessárias identificar todas as doenças e alterações cardiacas.

Como é feito o ECG?

Para realizar o eletrocardiograma, é necessário preparar o paciente. O mesmo deve estar deitado em decúbito dorsal. Caso tenha pelos na região onde vamos colocar os eletrodos, é preciso fazer a tricostomia.

Posteriormente devemos colocar os eletrodos nas posições corretas. Serão 10 eletrodos ao todo. Iremos posicionar um em cada membro superior (punhos) e inferior (tornozelos). Os outros 6 serão posicionados nos focos de ausculta cardíaca.

A imagem abaixo, retirada do Manual de ECG, nos possibilita a visualização das posições corretas. Com esses eletrodos, é possível obter traçados diferentes, feitos a partir de cada derivação.

Manual de ECG – Sanar

Para garantir que cada eletrodo funcione corretamente, o examinador utiliza um gel, o que facilita a transmissão do sinal elétrico. Além disso, é importante garantir que cada um dos eletrodos esteja bem posicionado e em pleno contato com a pele do paciente. Assim, o médico evita possíveis erros na leitura do exame e também a produção de artefatos.

O que mede o eletrocardiograma?

Existem algumas atividades do coração medidas, através de impulsos elétricos, pelo eletrocardiograma. Elas são:

  1. Despolarização dos átrios (direito e depois esquerdo)
  2. Intervalo átrio-ventricular
  3. Despolarização dos ventrículos
  4. Repolarização dos átrios
  5. Repolarização dos ventrículos.

Ao conseguir medir a eficiência de cada uma dessas etapas, é possível inferir como está o funcionamento de cada parte do coração. Assim, cada patologia terá um padrão de ondas próprio, facilitando o seu diagnóstico a partir da leitura do exame.

Além disso, é importante relembrar quais ondas do eletro correspondem a cada uma dessas fases. Então, para cada uma dessas atividades, temos, respectivamente:

  1. Onda P
  2. Intervalo PR
  3. Complexo QRS
  4. A repolarização dos átrios não é vista em situações normais de repouso
  5. Segmento ST e onda T

Como interpretar o ECG?

Todo médico ou estudante de Medicina deve estar preparado para interpretar esse exame. Mas como estudar bem para isso?

Nós já demos algumas dicas nesse post, mas você vai precisar de um bom material dedicado ao estudo do exame. Então, saiba que todo o conteúdo desse post é do Manual de Eletrocardiograma!

O Manual de ECG é o livro mais completo sobre o eletro escrito em português! São mais de 1300 referências, o que mostra o intenso trabalho de pesquisa empregado na escrita do livro.

Ele contém 31 capítulos, distribuídos em quatro sessões. Bem simples de visualizar e compreender o passo a passo a análise do eletro. Veja:

  1. Bases do Eletrocardiograma – aqui você encontrará os principais fundamentos do método diagnóstico;
  2. Arritmias – aqui você encontrará temas como extrassístoles, taquicardias e canalopatias;
  3. Avançado – aqui você encontrará temas como ECG em Ergometria, em Pediatria e em Marca-passo;
  4. ECG em uma página – por fim, aqui você encontrará informações valiosas sobre os principais capítulos do livro resumidos em uma página. É uma maneira de encontrar o conteúdo mais importante de modo resumido e rápido ao fim do livro.

Se você quer um bom livro de eletro para estudar, esse Manual é a escolha certa pra você. Acesse aqui, confira o trecho do livro e adquira já o seu. Perrengue em laudar um ECG nunca mais!!!

Manual de ECG

Sugestão de leitura complementar