Anúncio

Quais as diferenças e semelhanças entre TDAH e ansiedade ?

TDAH e ansiedade

Índice

EXCLUSIVO PARA MÉDICOS

Primeira parcela por R$ 99

Garanta sua vaga de 2026 com o valor de 2025!

Dias
Horas
Min

TDAH e ansiedade: entenda as principais diferenças e semelhanças!

A ansiedade é um sentimento comum que todas as pessoas apresentam ou já apresentaram pelo menos uma vez na vida. No entanto, quando os sintomas começam a aparecer de forma recorrente, de maneira muito intensa, trazendo prejuízos para o desempenho geral e o bem estar. Há estudos que apontam uma prevalência geral de 27% do transtornos de ansiedade.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é tido como um transtorno do neurodesenvolvimento. De acordo com dados epidemiológicos, o TDAH afeta cerca de 5,3% da população mundial.

O que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)?

O TDAH é um transtorno da aprendizagem, e tem como característica a dificuldade na aprendizagem e a dificuldade na realização de atividades escolares e acadêmicas. Portanto, geralmente esse transtorno surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta, podendo ser dividido em três tipos:

  • Com predomínio na dificuldade de atenção
  • TDAH com predomínio na hiperatividade
  • TDAH combinado.

Quais os principais sintomas do TDAH?

Os sintomas do TDAH e da ansiedade podem ser facilmente confundidos, mas existem algumas diferenças. Principalmente, quanto ao contexto em que se configuram.

Quando falamos do TDAH, estamos falando distúrbio neurobiológico, de origem genética, que prejudica a:

  • Capacidade de planejamento
  • Concentração
  • Memória
  • Entre outras funções do paciente

Como fazer o diagnóstico do TDAH?

O ´principal sintoma que auxilia no diagnostico do TDAH é a desatenção, embora também possa haver persistência de sintomas de hiperatividade e impulsividade.

Além disso, os adultos sofrem com maior frequência de comorbidades associadas ao TDAH. Assim, essas comorbidades tornam o diagnóstico e tratamento mais complexos nessa faixa etária. Dessa forma, a maior parte dos adultos com TDAH tem pelo menos um transtorno, e mais da metade pode ter até três transtornos psiquiátricos, entre eles:

  • Transtorno de conduta
  • Espectro bipolar/ansiedade
  • Transtorno desafiador e de oposição, etc.

O que é e quais os sintomas da ansiedade?

A ansiedade é caracterizada pelo estado que denominamos de medo, muitas vezes um medo sem justificativa, sem razão. Assim, há preocupações constantes, no qual o paciente sente-se constantemente apreensivo por coisas que poderão ocorrer futuramente, geralmente desproporcionais e sem relação com o presente vivenciado.

Se é generalizada e difusa, é chamada de TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada. Dessa forma, pode ocorrer como FOBIA, caracterizada por medos específicos, como o caso do medo de dirigir ou medo de falar em público.

Além disso, há também a Síndrome do Pânico, quando ocorrem episódios de medo intenso, mal-estar físico muito acentuado e sensações de morte iminente. Outras manifestações são a:

  • Fobia Social (medo de situações sociais, de sair com pessoas, até mesmo de tentar se divertir e não conseguir)
  • TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo 
  • Transtorno de Stress Pós-Traumático.

Quais as principais diferenças entre TDAH e ansiedade?

Pessoas ansiosas constantemente desviam sua atenção para seus pensamentos de preocupação podendo ser confundido com a desatenção encontrada no TDAH.

Dessa forma, é comum a associação entre TDAH e ansiedade, além do fato de que portadores de TDAH apresentam ansiedade consequente aos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ou seja, os insucessos ocasionados pelos sintomas do TDAH podem gerar uma ansiedade aprendida frente situações de desempenho, de entrega de trabalhos, provas etc. 

Quando vamos diferenciar a agitação da ansiedade e uma hiperatividade do TDAH devemos nos atentar a que contexto elas surgem. Os problemas da ansiedade envolve nervosismo e medo, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionamos a concentração e foco.

O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso como:

  • Medo
  • Apreensão
  • Preocupado

Já o paciente com TDAH tem dificuldade de se concentrar em qualquer tipo de situação durante a maio parte do tempo. É necessário uma observação atenta a esses pequenos detalhes.

Saiba mais sobre Psiquiatria!

Seu sonho é ser psiquiatra e prestar prova de título? Mas qual a melhor forma de se aprofundar?

Referência bibliográfica

  • SOBRAL, C. J. B. O tdah em adultos. Rio de Janeiro (RJ). Pontifícia Universidade Católica. Setembro, 2018. Disponível aqui. Acesso em 24 de Janeiro de 2023.
  • CASTRO, C. X. L. et al. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. São Paulo (SP). Rev. psicopedag. Vol 35. Abril, 2018. Disponível aqui. Acesso em 24 de Janeiro de 2023.

Sugestão de leitura complementar

Veja também:

Compartilhe este artigo:

Primeira parcela por R$ 99

Garanta sua vaga de 2026 com o valor de 2025! Consulte condições.

Anúncio

Curso Gratuito

+ Certificado

Estude medicamentos para transtornos mentais, com base em evidências científicas.