Existe a transmissão de COVID-19 por assintomáticos, mas sabemos o quanto? Essa foi a pergunta para a qual um artigo da revista JAMA buscou resposta em uma de suas publicações. Neste post trataremos sobre este tópico de suma importância para a pandemia que enfrentamos.
Afinal, o ótimo controle da pandemia só será alcançado quando o vírus parar de circular ou alcançar baixas taxas de transmissão.
Método
Os pesquisados utilizaram modelos de análises que avaliaram a proporção de indivíduos pré-sintomáticos, assintomáticos e sintomáticos em diferentes cenários.
As estimativas foram feitas com base numa meta-análise composta por 8 estudos chineses.
Os cálculos envolvidos para que as estimativas fossem feitas são complexos, então vamos analisar apenas os resultados encontrados.
Resultados
De acordo com a análise feita pelo estudo, 59% das transmissão de covid-19 foram realizadas por pessoas assintomáticas, sendo:
- 35% de indivíduos pré-sintomáticos;
- 24% de indivíduos que nunca chegaram a manifestar algum sintoma.
Apesar de se tratar de um tipo de estudo mais complexo, diferente daqueles que estamos acostumados a analisar aqui, os dados mais importantes foram apontados.
Discussão
A importância da transmissão de covid-19 por pessoas assintomáticas é reforçada pelos achados da pesquisa.
Mesmo após diversos ajustes no período de incubação e manifestação de sintomas, pelo menos 50% das transmissões ocorreram de indivíduos sem sintomas.
Este resultado é essencial para a adoção de medidas de controle da circulação do vírus SARS-CoV-2.
Isto significa que ações preventivas devem se direcionar não apenas para os sintomáticos, mas também na identificação, isolamento e controle dos casos assintomáticos da COVID-19.
As medidas já recomendadas atualmente podem ser complementadas com estratégias de rastreio de indivíduos não doentes, especialmente aqueles sob maior risco de contrair a doença, ou ainda aqueles que entraram em contato com casos confirmados.
Posts relacionados:
- Cientistas indicam 4 hipóteses para novo surto de COVID-19 em Manaus
- 4 pontos importantes sobre vacinas contra COVID-19
- Marcadores de gravidade e alvos terapêuticos de pacientes com COVID-19
- COVID-19 pode causar “curto-circuito” no cérebro
- Vacina de Oxford reduziu em 94% risco de hospitalização, aponta estudo
- Tenho anticorpos contra a covid-19, posso me reinfectar?
- CDC fornece orientações para reabertura das escolas
Referências
SARS-CoV-2 Transmission From People Without COVID-19 Symptoms – JAMA Network