Farmacologia

Como estudar farmacologia?

Como estudar farmacologia?

Compartilhar

Carreira Médica

7 min há 191 dias

Uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina é farmacologia. Além de ser muito importante para a sua futura prática médica, para entender os princípios das prescrições de medicamentos e do funcionamento dos fármacos, os assuntos são densos e exigem que você se dedique. Então, como estudar farmacologia da melhor forma possível?

Primeiramente, é importante lembrar que, quando se trata de métodos de estudo, não existe maneira certa. Existem, entretanto, métodos e materiais que costumam funcionar com vários estudantes diferentes. Ou seja, é um indicativo de que pode funcionar pra você também, mesmo que não seja garantido.

Então, o primeiro passo é conhecer suas facilidades, aptidões e preferências com estudos. Assim você garante que está buscando uma estratégia que irá se adaptar bem a você.

Mas passadas essas orientações, vamos às dicas de como estudar farmacologia.

Faça mapas mentais ou flashcards

Se você já tem tem o hábito de estudar por mapas mentais ou por flashcards, você já sabe os benefícios desses métodos. Mas se você ainda não os conhece, é importante que pelo menos dê uma chance a eles.

Os mapas mentais são ferramentas que buscam facilitar a sua revisão através de palavras-chave, setas, fluxos e as vezes imagens. Assim, quando você constrói um mapa mental (já falamos sobre isso nesse post) você aumenta o conteúdo que vai ser absorvido, ao fazer associações mentais e passar pelo processo de escolha dos termos-chave.

Então, são 2 formas de você estudar com mapas mentais. A primeira é o próprio momento de elaborar um deles. Você pode fazer, por exemplo, um mapa mental sobre resistência bacteriana, e irá fixar o conteúdo enquanto cria esse mapa. Então, a segunda forma é revisitar o mapa criado e revisar através dele, tentando relembrar o conteúdo por trás de cada termo escolhido para estar no mapa.

Por sua vez, os flashcards também possuem seus benefícios na rememoração, mas de formas diferentes. Você pode fazer cartões com perguntas ou termos e deixar as respostas ou explicações ocultas. Assim, ao pegar esses cards, você lê a pergunta e tenta lembrar da resposta. Esse é um método de estudo cientificamente comprovado chamado active recall, leia mais sobre isso aqui.

Dessa forma, tanto os flashcards quanto os mapas mentais são boas estratégias se tratando de como estudar farmacologia.

Duplo foco: princípios básicos e dificuldades

Ao estudar farmaco, uma boa estratégia para ter em mente é a estratégia do duplo foco. Em seus estudos, concentre seus esforços nos princípios mais básicos do assunto e nas suas dificuldades. Mas isso não significa que você deva ignorar as outras partes. Então, como isso funciona?

Primeiramente, estude rapidamente o conteúdo como um todo. Ou seja, assista a uma aula, leia um resumo ou passe o olho por todo o capítulo do livro. Em seguida, identifique qual é a parte mais básica do assunto, os princípios fundamentais, e quais partes são mais difíceis para você.

A partir daí, você deve ter um duplo foco, ou seja, investir seu tempo na base do assunto e nas partes mais difíceis. Assim, por revisar os termos básicos, você garante que pelo menos o mais importante do assunto você aprendeu. Além disso, por se dedicar às partes difíceis, você estará evitando passar para outro assunto ou outra matéria com uma dificuldade muito grande ou um assunto mal entendido.

Mas é claro que você também deve estudar o restante dos assuntos se sentir que não absorveu tudo que poderia. Entretanto, tenha em mente que o fundamental é ter esse duplo foco, entre o básico e o avançado.

Como estudar farmacologia por livros

Existem vários livros para você estudar farmacologia, e o ideal é que você busque saber quais são os recomendados na sua faculdade. Porém, dificilmente você deve comprar um desses livros, pois eles são grandes, complexos, caros e serão rapidamente deixados de lado e substituídos por resumos. Basicamente, você usará esses livros tradicionais apenas durante a matéria de farmaco na faculdade.

Mas existem alguns livros interessantes (e baratos) que você pode conferir para te ajudar tanto na faculdade quanto no restante de sua carreira médica. São eles:

101 Desafios em Antibióticos e outros Antimicrobianos

Esse livro possui 101 casos clínicos comentados, desde os simples até os mais complexos, para você aprender princípios práticos da farmacologia. Ou seja, com ele você treina aplicações das drogas e entende a relação clínica entre fármaco e doença. Vale muito a pena pelo seu custo benefício. Você pode acessá-lo pelo SanarBooks ou também em sua versão física.

Mapas Mentais em Antibióticos

Essa obra reúne 60 mapas mentais e 60 resumos para dominar tudo em antibióticos. Além da importante ferramenta do mapa mental, ótima para revisões em qualquer estágio da sua trajetória, o livro traz explicações mais aprofundadas para cada mapa. Assim, você aborda indicações de uso, reações adversas, ajuste de doses, metabolismo e cinética de cada antibiótico. Então clique aqui e confira o livro, disponível também no SanarBooks.

50 Casos Clínicos em Farmacologia

Por fim, esse livro pode ajudar qualquer estudante a ter uma noção geral de princípios da Farmacologia, sempre aplicando os conteúdos à prática clínica. A metodologia do livro é simples, não complica os assuntos, é didática e garante que você tenha uma boa retenção do conteúdo. Clique aqui e conheça esses 50 casos clínicos!

Como estudar farmacologia por videoaulas

Uma ótima forma de melhorar seu método de como estudar farmacologia é recorrer às videoaulas. Por ter vários assuntos densos e complicados, ter a didática de um professor faz toda a diferença. Então, já que estamos falando de videoaulas de Medicina, temos que falar da melhor plataforma para isso: o SanarFlix.

Logo Sanarflix

Pensou em videoaulas de Medicina, pensou em SanarFlix. E não seria diferente para Farmacologia. Assim, considere estudar por uma metodologia bem avaliada, com custo acessível e com professores padrão USP.

Com o SanarFlix, você tem acesso a dezenas de videoaulas de Farmaco, além de resumos, mapas mentais, questões, super materiais e artigos para expandir o conteúdo. Ou seja, você tem toda a Farmacologia e toda a Medicina no seu bolso.

Clique aqui e conheça o SanarFlix!

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.