Internato

Rodízio de medicina: cinco aprendizados valiosos sobre conduta médica

Rodízio de medicina: cinco aprendizados valiosos sobre conduta médica

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

Cinco dicas valiosas sobre conduta médica que você precisa ter nos rodízios de medicina. Acesse e chegue preparado para o internato!

O momento mais esperado por todos os estudantes de medicina é o da prática. Os estudantes ficam ansiosos para poder realizar procedimentos, ter contato com os pacientes e sentir-se médicos. Ao mesmo tempo, tem a expectativa e o receio do que será encontrado em cada rodízio, as dúvidas do que será feito em cada um deles e como deve ser a conduta médica nesses locais.

Pensando em te ajudar, a Sanar separou cinco aprendizados valiosos sobre a conduta médica para você. Continue a leitura do texto e me prepare da melhor forma para o seu internato.

Para mais informações e materiais sobre esse período da faculdade de medicina, você pode acessar nosso artigo: Internato Médico: como funciona, como estudar e mais.

Bons relacionamentos com os colegas, equipe multidisciplinar, preceptores, residentes e pacientes

É muito importante desenvolver um relacionamento respeitoso e pautado em comunicação eficaz com os pacientes, familiares e colegas na medicina. Para isso, inicialmente, apresente-se a equipe do estabelecimento de saúde que você estiver. Mantenha-se com o crachá, te identificando e seja sempre humilde.

É importante ouvir ativamente, transmitir informações com clareza e empatia e ser respeitoso e profissional o tempo todo.

Os estudantes de medicina devem aprender a se comportar com profissionalismo em todos os momentos. Isso inclui ser pontual, confiável e respeitar o tempo e as opiniões dos outros.

Conduta médica ética, humana e atenciosa com os pacientes

O estudante de medicina precisa antes de qualquer coisa ser humano, empático e atencioso com seus pacientes. É muito importante que se crie um vínculo entre quem está atendendo e o paciente. Assim, deve-se ter um diálogo aberto, procurando entender tudo que o paciente está dizendo e não julgar e nem coibir nenhuma fala do paciente.

Além disso, é preciso que o estudante se mostre ético, respeitando seus limites e obrigações. Isso inclui a responsabilidade em fazer o sabe e se sente capaz, sem colocar em risco a vida de nenhum paciente.  Além disso, ele deve entender a importância do consentimento informado, confidencialidade e autonomia do paciente.

Proatividade e responsabilidade

Seja uma pessoa proativa! É importante se mostrar disponível e interessado nos casos do paciente, em aprender a manejar quadros, escolher tratamentos. Se mostre disponível a aprender e a participar de tudo que estiver ao seu alcance. E, sempre que tiver dúvidas, questione, faça perguntas.

Além de você aprender mais e fixar mais assuntos, é possível ainda se destacar e ser lembrado/escolhido pelos preceptores e residentes para realizar os procedimentos, acompanhar cirurgias, realizar exames, etc. É importante lembrar que os vínculos criados nessa fase também são importantes para os networks que é construído ao longo da faculdade de medicina.

Estude previamente e domine os principais exames

Já abordamos em alguns textos aqui do HUB como se preparar para cada rodízio da faculdade. Dentre outras dicas, é importante demais estudar as principais patologias encontradas nas especialidades.

O estudante deve saber os protocolos de atendimento, exames e medicamentos das principais doenças. É preciso saber argumentar, sugerir e discutir com o preceptor e residentes sobre os casos dos pacientes e poder assim, fazer prescrição e solicitar exames de forma responsável.

Sobre os exames, é preciso que o interno saiba interpretar principais deles. Mesmo que não se tenha conhecimento sobre tudo, é importante identificar quando uma coisa estiver errada ou fora do padrão de normalidade.

Além disso, a medicina é um campo em constante evolução e os seus estudantes devem estar comprometidos com a aprendizagem ao longo da vida. Eles devem manter-se atualizados com as pesquisas mais recentes e as melhores práticas em seu campo e estar abertos a novas ideias e perspectivas.

Veja também: Conduta médica no internato: domine tudo o que precisa sobre exames e antibioticoterapia

Reveja os casos do internato

Além de se preparar antecipadamente para o rodízio que esteja participando, é preciso estudar os casos clínicos dos pacientes. Geralmente os internos ficam responsáveis por alguns pacientes em enfermarias e plantões. Então é importante realizar um estudo aprofundado sobre a doença, compreender bem a história clínica dele, esclarecer dúvidas que possam surgir durante o processo.

Além disso, em alguns rodízios, ao final do dia de atendimento ambulatorial, tem discussão dos casos mais difíceis e mais interessantes do dia. Anote no seu caderninho e revise o assunto quando tiver um tempo. Leia artigos, protocolos e guidelines. Nada como ver na prática e consolidar na teoria.

Veja como passar casos clínicos e estudar com eles: Como passar os casos clínicos e estudar com eles.

Se prepare para o Internato com a Sanarflix

Sabemos que internato é o momento de mais aprendizado do estudante de medicina. É quando ele fica imerso no ambiente de prática, com muitos profissionais, paciente, podendo exercer a medicina que ele estudou ao longo de 4 anos de faculdade. Mas sabemos também que é um momento que o aluno mais se sente pressionado e preocupado com a quantidade de coisas que precisa saber.

A Sanar quer tornar esse momento mais leve para você, te ajudando a se preparar melhor. Veja alguns de nossos textos de como se preparar para os rodízios:

Uma forma de estudar os conteúdos necessários para o internato é através do Sanarflix. Lá, você terá acesso à vídeo aulas, resumos, mapas mentais. Tudo que você precisa em um só lugar:

[Acesse e tenha agora o Sanarflix]

12 dicas de como se dar bem no internato de medicina