Residência Médica

As melhores residências em Cirurgia Torácica

As melhores residências em Cirurgia Torácica

Compartilhar

Sanar Residência Médica

7 min há 232 dias

Por ser uma especialidade com poucos especialistas, é importante saber quais são as melhores residências em Cirurgia Torácica no Brasil. Para isso, os interessados devem se guiar por quem entende do assunto, e ninguém melhor para consultar do que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. 

Segundo o Censo Médico 2018, o Brasil registra 992 especialistas em Cirurgia Torácica, que equivale a 0,48 profissionais por 100 mil habitantes. Esse número é muito baixo, já que representa 0,3% sobre o total de especialidades médicas do país.

O mesmo estudo também revela que foram autorizadas 129 vagas de residência médica na especialidade, das quais 65 não foram ocupadas, restando, assim, 64 médicos residentes para todo o Brasil.

De acordo com o site salario.com, o Cirurgião Torácico ganha uma média salarial de R$ 5.450,65 a R$ 10.940,49, levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Ao contrário da Cirurgia Geral, a Cirurgia Torácica não possui muitos casos de urgência, tendo de lidar, na maior parte do tempo, com procedimentos eletivos.

Além disso, quando ocorrem, as emergências, muitas vezes, estão relacionadas a obstrução das vias aéreas ou perfurações dos órgãos intratorácicos, que só vão para o cirurgião torácico quando exige difícil solução. 

A consulta com o cirurgião torácico costuma ser direcionada por outros especialistas, quando o diagnóstico envolve soluções mais complexas.

Para que tudo ocorra bem,  é necessário auxílio de equipes multidisciplinares formadas por especialistas em diversas áreas como clínicos gerais, pneumologistas e cardiologistas.

Metodologia

Determinar a melhor residência, é um trabalho árduo e minucioso. Neste momento apenas apontaremos as melhores em Cirurgia Torácica, com base em critérios objetivos e nas certificações concedidas pela SBCT (Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica).

Instituto D’OR

Oferece 01 vaga em seu programa de residência médica, cujo treinamento prático ocorre em serviço de emergência, centro cirúrgico, unidades de internação e ambulatório. O Instituto é referência na área cirúrgica e oferece como diferencial de suas residências:

  • Centro cirúrgico modernizado, capacitado para a realização desde cirurgia ambulatorial até robótica, além de um completo centro de imagem, proporcionando uma interação direta entre o residente e os diferentes métodos diagnósticos e terapêuticos
  • Acompanhamento completo de cada caso, desde o atendimento ambulatorial inicial, sua resolução cirúrgica e o follow-up.
  • Sessões clínicas multidisciplinares e multicêntricas, em que o residente participa de discussões de alto nível técnico e aprende a lidar com casos desafiadores que necessitam de abordagem multimodal. 
  • Parcerias com instituições internacionais, que permitem contato com a Cirurgia Torácica praticada em centros internacionais de excelência.

HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças)

O programa de residência oferece 01 vaga. O Hospital é referência, nacional e internacional, em tratamentos cirúrgicos de alta complexidade. Possui um centro cirúrgico com 10 salas cirúrgicas, totalmente equipadas e preparadas para cirurgias de pequeno, médio e alto porte. 

O HNSG também possui sala para recuperação pós-anestésica e farmácia satélite para disponibilização de medicamentos e materiais necessários ao procedimento.

Além disso, conta com uma sala de cirurgia inteligente, que permite interatividade com telas móveis e permite ao cirurgião ter acesso ao prontuário do paciente, monitorização cardíaca, laudos e exames durante o procedimento.

A instituição foi a primeira, no Paraná, a realizar lobectomia pulmonar e é pioneira no uso do robô Da Vinci XI, o mais moderno do mundo, que permite utilizar o sistema de robótica para cirurgias de diversas especialidades médicas.

Instituto Prevent  Senior

São 02 vagas oferecidas pelo programa de residência médica, que busca a formação integral em cirurgia torácica, com foco nas relações humanizadas entre o especialista e paciente. Trata-se do primeiro programa em serviço particular de São Paulo reconhecido pela SBCT e tem como diferencial:

  • Foco em cirurgia minimamente invasiva, com ênfase em videotoracoscopia uniportal.
  • Corpo docente totalmente formado por especialistas em cirurgia torácica.
  • Serviço reconhecido nacionalmente pelo alto volume de ressecções pulmonares, a maior parte realizada por VATS ou UNIVATS.
  • Participação no banco de dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) e European Society of Thoracic Surgeons (ESTS).
  • Atividades científicas com publicações e estudos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Além disso, o residente tem acesso a um treinamento com atendimento hospitalar, cirúrgico e ambulatorial, avaliações e procedimentos hospitalares de urgência e emergência, procedimentos diagnósticos invasivos e cirurgias eletivas e de urgência. 

Conceito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica

A SBCT está sediada em São Paulo e tem o objetivo de congregar os especialistas que se dedicam à Cirurgia Torácica.

A instituição é responsável por regulamentar e realizar a seleção para concessão de títulos de especialistas na área e promover a capacitação profissional através de cursos de atualização e credenciamento de centros de treinamento em Cirurgia Torácica.

Em seu estatuto, a SBCT estabelece como finalidade o incentivo à obtenção de recursos para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino em Cirurgia Torácica.

Além disso, tem a função de sugerir temas de pesquisa prioritários a órgãos oficiais, fundações ou outras entidades, indicando, sempre que possível, os centros em condições de abordá-los com propriedade.

Entre outras atribuições, é responsável por dar parecer sobre a distribuição de recursos para pesquisa e investigação, sempre que solicitada por fundações ou institutos, e elaborar estudos atualizados sobre condições materiais para o exercício da Cirurgia Torácica.

Conclusão sobre as melhores residências em Cirurgia Torácica

Como se trata de uma área com poucos especialistas, é importante escolher bem as residências em Cirurgia Torácica. Ao passar por um treinamento exigente e de acordo com as principais demandas da saúde, o residente estará preparado para atuar com segurança e se destacar pessoal e profissionalmente.

É difícil cravar quais são os centros de treinamento que oferecem as melhores residências em Cirurgia Torácica, mas é possível ter uma noção a partir da Sociedade Brasileira.

Em seu site, a instituição disponibiliza a lista de serviços credenciados, portanto, qualificados para oferecer um excelente programa de residência médica. Os que mais se destacam são:

  • Hospital Nossa Senhora das Graças, 01 vaga para 2021
  • Instituto D’OR, 01 vaga para 2021
  • Instituto Prevent Sênior, 02 vagas para 2021.
Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Posts relacionados:

Referências:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.