Índice
Os cristais de pirofosfato de cálcio podem se depositar na cartilagem hialina e na fibrocartilagem, determinando um achado radiográfico chamado
condrocalcinose, o qual pode ser assintomático e, se sintomático, pode se manifestar com crises articulares (pseudogota) ou como artropatia inflamatória crônica degenerativa.
Epidemiologia
A doença por deposição de pirofosfato de cálcio é mais comum em mulheres idosas e tem origem idiopática. A associação de osteoartrite com
DPFC é frequente. O aparecimento dessa condição em indíviduos jovens deve nos fazer pensar em uma das seguintes condições associadas: hemocromatose, hipofosfatasia, hipomagnesemia, hiperparatireoidismo.
Fisiopatologia
A formação dos cristais de pirofostato de cálcio ocorre na cartilagem a partir da hidrólise enzimática de ATP (trifosfato de adenosina). Após formação, os cristais se depositam na cartilagem e fibrocartilagem, desencadeando processo inflamatório e degenerativo.
Manifestações clínicas da Doença por Deposição de Pirofosfato de Cálcio
O espectro clínico é variável e engloba:
- Artrite aguda (pseudogota): causa mais comum de monoartrite em idosos. Diferente da gota, tende a acometer mais membro superior.
- Osteoartrite com DPFC: forma mais comum (50%). Acomete locais pouco usuais para OA primária como punhos, tornozelos e cotovelos.
- Artrite inflamatória crônica por DPFC (pseudoartrite reumatoide): quadro clínico semelhante à Artrite Reumatoide, porém FR e anti CCP são negativos e erosões marginais estão ausentes.
- Doença por DPFC assintomática: presença de achado na imagem compatível (condrocalcinose ou calcificação do ligamento triangular) mas sem clínica.


Diagnóstico da DPFC
O diagnóstico é feito na presença de um dos espectros clínicos compatíveis, associado ao achado do cristal atráves de análise do líquido sinovial ou
achado de condrocalcinose (calcificação da cartilagem articular) e/ou calcificação do ligamento triangular em exame de imagem.

Tratamento da DPFC
Artrite aguda (pseudogota): colchicina 0,5 a 1 mg/dia.
Osteoartrite com DPFC: tratamento igual à osteoartrite primária.
Artrite inflamatória crônica por Doença por Deposição de Pirofosfato de Cálcio (pseudoartrite reumatoide): AINE ou colchicina. Se refratariedade, pode-se usar hidroxicloroquina ou metotrexato.
Posts relacionados:
- Caso clínico de Artrite Reumatoide
- Qual a diferença entre Artrite Reumatoide e Osteoartrite?
- Resumo sobre Gota
- Resumo sobre Osteoartrite
- Resumo sobre osteomielite
- Resumo de febre reumática
- Resumo de Polimiosite
- Fator antinuclear (FAN): Dicas para a interpretação dos resultados
- Resumo sobre DPFC (Doença por Deposição de Pirofosfato de Cálcio)
Referências:
https://www.rheumatology.org/Learning-Center/Rheumatology-Image-Library